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metadata.dc.type: TCC
Title: O rabisco inconsciente da Vagabunda: Colette entremundos corpóreos e subjetivos.
metadata.dc.creator: BEZERRA, Maria Leticia Macedo
metadata.dc.contributor.advisor1: Gualberto, Ana Cláudia
metadata.dc.description.resumo: Este trabalho foi desenvolvido a partir de observações realizadas na obra A Vagabunda, de Gabrielle Colette (1910), acerca da linguagem sinestésica e do contato com escrituras medievais de mulheres, que geraram indagações sobre o processo de criação literária das mulheres místicas e das escritoras modernas/contemporâneas. O objetivo deste estudo é investigar esta linguagem corporal e as reflexões que ela suscita em relação ao mundo corpóreo e subjetivo destas mulheres, de modo particular, o de Colette. A pesquisa se realizou através da revisão bibliográfica de obras que abordam: vida e produção literária da escritora francesa – Colette, de Julia Kristeva (2004) – e das escritoras medievais: Hildegard de Bingen, Rosvita de Gandersheim, Marie de France, Christine de Pizan e poetisas de al-Andalus, baseando-se no que Danielle Régnier-Bohler (1993) disserta sobre o assunto; crítica feminista e teoria sobre o corpo – Joan Scott (1999), Virginia Woolf (2014), Elizabeth Grosz (1994). O resultado alcançado foi a descoberta de semelhanças entre a escrita literária de Colette e de escritoras da Idade Média no que concerne à linguagem sinestésica imbricada na experiência corporal.
Abstract: This thesis was written based on observations made through the analysis of Gabrielle Colette's The Vagabond (1910), regarding synesthetic language and the exposure to medieval writings by women, which generated inquiries concerning mystic women’s and modern/contemporary women writers’ process of literary creation. The aim of this study is to investigate the aforementioned body language and its prompting of reflection upon the matter of the corporeal and subjective world of these women, in particular, Colette's. The research was carried out through the bibliographical revision of works that address: the life and literary production of French writer - Colette, by Julia Kristeva (2004) - of female medieval writers: Hildegard von Bingen, Hrotsvitha von Gandersheim, Marie de France, Christine de Pizan and of female poets of al-Andalus, being grounded on what Danielle Régnier-Bohler (1993) discussed regarding the subject; feminist critique and corporeal theory - Joan Scott (1999), Virginia Woolf (2014), Elizabeth Grosz (1994). This resulted in the finding of similarities between the literary writings of Colette and that of the women writers of the Middle Ages, concerning synesthetic language that’s entwined with bodily experience.
Keywords: Sinestesia
Crítica Feminista
Literatura Francesa
Literatura Medieval
metadata.dc.subject.cnpq: CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS::LINGUA PORTUGUESA
metadata.dc.language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Publisher: Universidade Federal da Paraíba
metadata.dc.publisher.initials: UFPB
metadata.dc.publisher.department: Letras
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
URI: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/14467
Issue Date: 3-May-2019
Appears in Collections:TCC - Letras - Português (Curso presencial)

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