Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/14474
metadata.dc.type: TCC
Title: Letramento na EJA: Uma Análise Teórico-Prática no Núcleo da Educação de Jovens e Adultos do Ensino Médio no Centro de Educação da UFPB.
metadata.dc.creator: COSTA, Ronaldo Cavalcante
metadata.dc.contributor.advisor1: Furtado, Quezia Vila Flor
metadata.dc.description.resumo: O presente trabalho teve como objetivo refletir sobre o conceito de letramento enquanto prática social e analisar a importância de sua abordagem na Educação de Jov ens e Adultos e suas respectivas contribuições para o exercício do professor de Língua Portuguesa no contexto pedagógico da EJA. Essa proposta justifica se pela necessária harmonia que deve ser estabelecida entre a teoria do letramento e a prática em sala de aula desenvolvida pelos professores. Este estudo fundamentou se nas contribuições de alguns teóricos entre os quais: Arroyo (2011),Kleiman (2005, 2012), Soares (2004), Freire (2005). O campo de pesquisa foi o Núcleo de Educação de Jovens e Adultos do En sino Médio (NEJAEM), do Centro de Educação (CE) da Universidade Federal da Paraíba (UFPB). Os sujeitos participantes da pesquisa foram três docentes de língua portuguesa, que atuam no NEJAEM/CE/UFPB. A metodologia abordada foi mediante p esquisa aplicada d e abordagem qualitativa com finalidade descritiva e l evantamento estudo aprofundado de um objeto através de questionário. Concluímos, que as práticas pedagógicas dos educadores, precisa possibilitar, de forma mais enfática, o letramento, assim como, fome ntar o desenvolvimento de renovadas práticas de letramento a partir das suas atuações em salas de aulas de jovens e adultos, fatos estes que consideramos relevantes para a construção e disseminação de novos estudos e práticas de letramento.
Abstract: The present work had as objective to reflect on the concept of literacy as a social practice and to analyze the importance o f its approach in the Education of Young and Adults and their respective contributions to the exercise of the Portuguese Language teacher in the pedagogical context of the EJA. This proposal is justified by the necessary harmony that must be established be tween the theory of literacy and the practice in the classroom developed by teachers. This study was based on the contributions of some theorists among whom: Arroyo (2011), Kleiman (2005, 2012), Soares (2004), Freire (2005). The field of research was the Y outh and Adult Education Center of the High School (NEJAEM), of the Education Center (CE) of the Federal University of Paraíba (UFPB). The subjects that participated in the research were three Portuguese speaking teachers, who work at NEJAEM / CE / UFPB. T he methodology was applied through a qualitative approach with descriptive purpose and survey an in depth study of an object through a questionnaire. We conclude that the pedagogical practices of educators need to emphatically make literacy possible, a s well as foster the development of renewed literacy practices based on their performances in youth and adult classrooms, which we consider relevant for the construction and dissemination of new studies and practices of literacy.
Keywords: Alfabetização
Letramento
Educação de Jovens e Adultos
ensino-aprendizagem
praticas docentes
metadata.dc.subject.cnpq: CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS::LINGUA PORTUGUESA
metadata.dc.language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Publisher: Universidade Federal da Paraíba
metadata.dc.publisher.initials: UFPB
metadata.dc.publisher.department: Letras
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
URI: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/14474
Issue Date: 10-May-2019
Appears in Collections:TCC - Letras - Português (Curso presencial)

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
RCC10052019.pdf457,02 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.