Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/14484
metadata.dc.type: TCC
Title: Diagnosticar como os estudantes do primeiro segmento do ensino fundamental resolvem problemas matemáticos envolvendo o tratamento da informação
metadata.dc.creator: Lima, Anna Fabrícia Carvalho de
metadata.dc.contributor.advisor1: Farias, Severina Andréa Dantas de
metadata.dc.description.resumo: A presente pesquisa teve como objetivo principal investigar como os alunos do 5º ano do Ensino Fundamental das escolas públicas do município de Mamanguape, Paraíba, resolvem questões envolvendo o bloco de conteúdos do Tratamento da Informação. Como base para o estudo adotamos como principais teóricos Lopes (1998), Santos (2009), dentre outros autores e, os documentos oficiais: Brasil (1997) e Paraíba (2010), bem como os programas nacionais de avaliação, IDEB, apresentando seus resultados mais recentes e os Descritores do Ensino Fundamental que servem como avaliadores das habilidades e competências dos estudantes na transição interna do Ensino Fundamental do 5º ao 6º anos. A pesquisa foi aplicada a 136 alunos de cinco turmas do 5º ano distribuídas em três escolas públicas do município de Mamanguape, Paraíba. A metodologia aplicada para validar a abordagem teórica foi o estudo descritivo e exploratório, segundo os objetivos da pesquisa, concebidos com base em materiais publicados sobre o assunto. Quanto à tipicidade o estudo caracterizou por um estudo de caso simples com relação à análise de dados. Para isso adotamos como principal instrumento de pesquisa um questionário semiestruturado aplicado com os discentes. O estudo foi realizado no período de abril a maio de 2013. Como resultado tem-se que as principais concepções dos estudantes quanto a temática que envolve o Tratamento da Informação na resolução de problemas matemáticos foi insatisfatória ao compararmos com os índices dos Descritores de matemática para o ano investigado. Percebemos que os estudantes apresentaram muitas dificuldades na maioria das questões que envolvia a temática. O estudo indica que necessitamos de políticas públicas mais efetivas com relação ao ensino e a aprendizagem das crianças do nosso município.
Abstract: The present study aimed to investigate how the students in the 5th grade of elementary school of public schools Mamanguape, Paraíba, resolve issues involving the block contents on data processing. As a basis for the study adopted as the main theoretical Lopes (1998), Santos (2009), among other authors, and official documents: Brazil (1997) and Paraíba (2010), as well as national programs evaluation, IDEB, presenting their latest results and Descriptors Elementary School to serve as evaluators of the skills and competencies of students in elementary school internal transition from 5th to 6th grade. The survey was administered to 136 students from five classes of 5th year distributed in three public schools Mamanguape, Paraíba. The methodology used to validate the theoretical approach was descriptive and exploratory study, according to the research objectives, designed based on materials published on the subject. As to typicality study characterized by a simple case study with respect to data analysis. To adopt this as the primary research instrument, a semi-structured questionnaire applied with students. The study was conducted from April to May 2013. As a result it has to be the main conceptions of students about the issue involving the treatment of information in solving mathematical problems was unsatisfactory when compared with the indexes of mathematical descriptors for the year investigated. We realize that many students had difficulties in most matters involving the theme. The study indicates that we need more effective public policies regarding the teaching and learning of the children in our county.
Keywords: Matemática
Estudantes do ensino fundamental
Solução de problemas
Mathematics
Elementary school students
Problems solution
metadata.dc.subject.cnpq: CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICA
metadata.dc.language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Publisher: Universidade Federal da Paraíba
metadata.dc.publisher.initials: UFPB
metadata.dc.publisher.department: Ciências Exatas
metadata.dc.rights: Acesso aberto
Attribution-NoDerivs 3.0 Brazil
metadata.dc.rights.uri: http://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/
URI: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/14484
Issue Date: 1-Aug-2013
Appears in Collections:TCC - Matemática - CCAE

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
AFCL28052019.pdf2,59 MBAdobe PDFView/Open


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons