Skip navigation

Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/14485
metadata.dc.type: TCC
Title: A resolução de problemas como um caminho para aprendizagem matemática na Educação de Jovens e Adultos - EJA
metadata.dc.creator: Alexandre, Camila Pereira
metadata.dc.contributor.advisor1: Andrade, Aurília Coutinho Beserra de
metadata.dc.description.resumo: A presente pesquisa teve como objetivo verificar se a utilização do método de Resolução de Problemas contribui para uma melhor aprendizagem dos alunos do Ensino Médio da Educação de Jovens Adultos – EJA, da Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio Professor Luiz Gonzaga Burity, no Município de Rio Tinto – Paraíba. Para realizar esse estudo adotamos alguns autores como base para nosso referencial teórico, tais como: Dante (2009), Pólya (1995), Gil (2008). Utilizamos também os documentos oficiais como: Parâmetros Curriculares Nacionais e Proposta curricular para a educação de jovens e adultos. A pesquisa foi realizada com cinquenta e um alunos dos 2º e 3º do Ensino Médio da modalidade EJA. Adotamos como principal instrumento um questionário semiestruturado. Quanto aos conhecimentos matemáticos, que envolveram as operações de Números Inteiros consideramos que os dados coletados revelaram que os alunos apresentaram algumas dificuldades, refletindo um baixo nível de conhecimento matemático. Quanto ao método de Resolução de Problemas, constatamos que os sujeitos da pesquisa tiveram um melhor desempenho na etapa do questionário que apresentou a utilização de conceitos de adição e subtração dos Números Inteiros, tendo como pressuposto a utilização da reflexão e do raciocínio lógico. Consideramos, a partir dos dados coletados e do referencial teóricos estudado que o ensino da Matemática necessita de mais atenção e de professores capacitados na EJA. Desta forma, entendemos a necessidade de aplicabilidade do método de Resolução de Problemas sendo esta, uma possibilidade de construção de mudanças do fazer matemático e do aprender a pensar e resolver problemas que pode se estender para a vida cotidiana.
Abstract: This study aimed to verify whether the use of the method of Troubleshooting contributes to better learning of high school students the Education of Young Adult - EJA, State School of Elementary and Secondary Education Teacher Burity Luiz Gonzaga, in the Municipality of Rio Tinto - Paraíba. To perform this study we adopt some authors as the basis for our theoretical framework, such as Dante (2009 ), Polya (1995 ), Gil (2008 ). We also used the official documents such as National Curriculum and Proposed curriculum for the education of youth and adults. The research was conducted with fifty-one students of the 2nd and 3rd High School of the EJA. We adopt as its essential instrument semistructured questionnaire. As for mathematical knowledge, involving the operations of Integers consider that the data collected revealed that students had some difficulties, reflecting a low level of mathematical knowledge. The method employed in Troubleshooting, found that the subjects performed better in step questionnaire that showed the use of the concepts of addition and subtraction of whole numbers, taking for granted the use of reflection and logical reasoning. Consider, from the data collected and the theoretical framework studied that mathematics teaching requires more attention and trained teachers in adult education. Thus, we understand the need for method's applicability Troubleshooting this being a possibility of building changes do math and learn to think and solve problems that may extend into everyday life.
Keywords: Matemática – Estudo e ensino
Matemática (Ensino médio)
Educação de jovens e adultos
Mathematics - Study and teaching
Mathematics (High school)
Youth and adult education
metadata.dc.subject.cnpq: CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICA
metadata.dc.language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Publisher: Universidade Federal da Paraíba
metadata.dc.publisher.initials: UFPB
metadata.dc.publisher.department: Ciências Exatas
metadata.dc.rights: Acesso aberto
Attribution-NoDerivs 3.0 Brazil
metadata.dc.rights.uri: http://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/
URI: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/14485
Issue Date: 31-Oct-2013
Appears in Collections:TCC - Matemática - CCAE

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
CPA07112013.pdf535,14 kBAdobe PDFView/Open


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons