Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/14488
Tipo: | TCC |
Título: | Discutindo a matemática na educação de jovens e adultos: o caso de João Pessoa - PB |
Autor(es): | Souza, Erik Oliveira de |
Primeiro Orientador: | Farias, Severina Andréa Dantas de |
Resumo: | A presente pesquisa teve como objetivo principal evidenciar o perfil do aluno que participa do Ciclo III da Educação de Jovens e Adultos – EJA, atualmente, no município de João Pessoa – Paraíba. Como bases para os estudos, foram adotaram como principais teóricos Duarte (2009), Fonseca (2005), dentre outros autores e, os documentos oficiais: Brasil (1998) e a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (BRASIL, 1971, 1996). A pesquisa foi desenvolvida com 45 discentes pertencentes a seis turmas do Ciclo III da EJA que equivalem ao 6º ano do Ensino Fundamental regular, de duas escolas públicas do município de João Pessoa - PB. A metodologia da pesquisa foi caracterizada como um estudo descritivo quanto aos objetivos e um estudo de caso simples quanto à análise e aquisição de dados. Para isso, adotamos como principais instrumentos de pesquisa um questionário semiestruturado aplicado aos discentes das escolas investigados. O estudo foi realizado no período de Fevereiro a Março de 2013. Como resultado tem-se que o perfil da EJA hoje é composto por alunos de quinze a vinte anos de idade; do sexo masculino; que possui renda familiar de um salário mínimo e que não desejam prosseguir em seus estudos, apenas receber o diploma escolar. Quanto aos conhecimentos básicos da matemática percebemos que os estudantes da EJA possuem um baixo nível de escolaridade na matemática, fato este que comprometem todos os anos posteriores, pois se tratam de conhecimentos fundamentais para esta ciência. A pesquisa também evidenciou a necessidade de uma maior atenção das políticas públicas para esta modalidade de ensino no município de João Pessoa. |
Abstract: | This research aimed to highlight the profile of the student who participates in Cycle III of Youth and Adults - EJA currently in the city of João Pessoa - Paraíba. As a basis for the study adopted as the main theoretical Duarte (2009), Fonseca (2005), among other authors, and official documents: Brazil (1998) and the Law of Guidelines and Bases of National Education (BRAZIL, 1971, 1996). The research was conducted with 45 students from six classes of Cycle III EJA which is equivalent to the 6th year of elementary school regular, two public schools in the city of João Pessoa - PB. The research methodology was characterized as a descriptive study about the objectives and a simple case study regarding the acquisition and analysis of data. For this we adopted as the main instruments of research a semi-structured questionnaire applied to students of schools investigated. The study was conducted from February to March 2013. As a result we have that the profile of AYE today is composed of students from fifteen to twenty years old, male, having a family income of a minimum wage and do not wish to continue their studies, only receiving the high school diploma. Regarding basic knowledge of mathematics that students perceive the EJA have a low level of education in mathematics, a fact that compromise all subsequent years, as if dealing with this fundamental knowledge to science. The survey also highlighted the need for greater attention of public policies for this type of education in our county. |
Palavras-chave: | Matemática - Estudo e ensino Matemática (Ensino fundamental) Estudantes de educação de jovens e adultos Mathematics - Study and teaching Mathematics (Elementary) Youth and adult education students |
CNPq: | CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICA |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editor: | Universidade Federal da Paraíba |
Sigla da Instituição: | UFPB |
Departamento: | Ciências Exatas |
Tipo de Acesso: | Acesso aberto Attribution-NoDerivs 3.0 Brazil |
URI: | http://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/ |
URI: | https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/14488 |
Data do documento: | 20-Mar-2013 |
Aparece nas coleções: | TCC - Matemática - CCAE |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
EOS14052013.pdf | 935,5 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Este item está licenciada sob uma
Licença Creative Commons