Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/14489
metadata.dc.type: TCC
Title: O desenvolvimento do pensamento algébrico na construção do conceito de Função: um estudo sobre Padrões
metadata.dc.creator: Silva, Frederico Figueiredo Brito da
metadata.dc.contributor.advisor1: Assis, Cibelle de Fátima Castro de
metadata.dc.description.resumo: Esta pesquisa tem como objetivo principal a investigação sobre o pensamento algébrico, que diz respeito à simbolização, ao estudo de estruturas e à modelação envolvidas nas formas de generalizações quer sejam de números ou operações, principalmente na construção do conceito de função mediante resolução de problemas que envolvam Padrões. Trata-se de uma pesquisa caracterizada por um estudo de caso, cujo instrumento de pesquisa foi um questionário constituído de questões pessoais, além da proposição de um problema que trata de Padrão Geométrico Crescente. Quanto aos objetivos trata-se de uma pesquisa Exploratória. Como alicerces principais do referencial teórico adotamos o livro Álgebra no Ensino Básico de Ponte, Matos e Branco (2009) e o livro Matemática no Ensino Fundamental. Formação de professores e aplicação em sala de aula de Van de Walle (2009). Neste estudo foi elaborado um perfil para os alunos do 1º ano do Ensino Médio da E.E.E.F.M. Professor Luiz Gonzaga Burity; foram analisados os livros didáticos do 9º ano do Ensino Fundamental e do 1º ano do Ensino Médio da escola, sob o ponto de vista de como o conteúdo de Funções poderia ser introduzido por meio dos Padrões. No que diz respeito aos livros didáticos foi constado a divergência entre os níveis de qualidade dos livros adotados no Ensino Médio para com os do Ensino Fundamental com relação à forma de introdução dos assuntos e de quesitos mais pertinentes a prática escolar voltada a questões do cotidiano dos alunos, além de uma linguagem mais clara e precisa dos conteúdos. Concluímos com a pesquisa que é possível tornar o processo de aprendizagem da Matemática mais significativo além de atrativo e podendo ser trabalhados de forma mais interrelacionada como é o caso das Funções com a Álgebra. Com relação ao desempenho dos alunos, constatamos que muitos conseguiram êxito no desenvolvimento algébrico das questões, apesar da maioria ter afirmado não ter tido contato com este tipo de questão, acreditamos que o resultado pudesse ter sido mais satisfatório, porém a conclusão tenha sido de grande valia por revelar e investigar as deficiências e erros na construção do conhecimento dos alunos sobre o tema.
Abstract: This research has as main objective research on algebraic thinking, with regard to symbolization, the study of structures and modeling involved in forms of generalizations whether numbers or operations, mainly in the construction of the concept of function by solving problems involving patterns. It is characterized by a research case study, whose research instrument was a questionnaire consisting of personal issues, and the proposition of a problem dealing with Geometric Pattern Crescent. As to the objectives it is an Exploratory. As the main theoretical foundations have adopted the book Algebra in Primary of Ponte, Matos and Branco (2009) and the book Mathematics in Elementary Education. Teacher training and classroom application of Van de Walle (2009). In this study we designed a profile for the students of 1st year of high school E.E.E.F.M. Professor Luiz Gonzaga Burity; were analyzed textbooks in 9th grade of elementary school and 1st year of high school, from the point of view of how the contents of functions could be introduced through the Patterns. With regard to textbooks was featured in the divergence between the levels of quality of books adopted in high school to elementary school with in relation to the form of the introduction of the issues and questions most relevant to school practice focused on issues of everyday students, and a more clear and precise language of the content. We conclude with a study that can make the process of learning mathematics more meaningful as well as attractive and can be dealt with more interrelated as is the case with the algebra of functions. Student performance, we found that many were able to successful development of algebraic questions, although most have stated having had no contact with this type of issue, we believe that the outcome could have been more satisfactory, but the conclusion has been of great value to reveal and investigate the deficiencies and errors in the construction of students' knowledge of the topic.
Keywords: Matemática - Estudo e ensino
Funções (Matemática)
Funções algébricas
Mathematics - Study and teaching
Functions (Mathematics)
Algebraic functions
metadata.dc.subject.cnpq: CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICA
metadata.dc.language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Publisher: Universidade Federal da Paraíba
metadata.dc.publisher.initials: UFPB
metadata.dc.publisher.department: Ciências Exatas
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
Attribution-NoDerivs 3.0 Brazil
metadata.dc.rights.uri: http://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/
URI: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/14489
Issue Date: 26-Sep-2013
Appears in Collections:TCC - Matemática - CCAE

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
FFBS10122013.pdf1,65 MBAdobe PDFView/Open


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons