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metadata.dc.type: TCC
Title: Investigando os conhecimentos básicos de alunos do 9º ano do ensino fundamental do Município de Mamanguape - PB acerca das operações com números decimais
metadata.dc.creator: Pereira, Thiago Florêncio
metadata.dc.contributor.advisor1: Souza, Cristiane Fernandes de
metadata.dc.description.resumo: O presente trabalho de conclusão de curso tem por objetivo principal investigar o conhecimento matemático com relação às operações com números decimais de alunos no 9º ano da escolaridade básica, na Escola Estadual de Ensino Fundamental Umbelina Garcez em Mamanguape/PB. Escolhemos esse tema por entendemos que os números decimais possuem grande importância no contexto atual, principalmente quando voltamos nossos olhares para as aplicações no meio comercial e econômico de um país. Para a metodologia da pesquisa nos baseamos nos estudos de Fiorentini & Lorenzato (2006). Assim, no contexto da pesquisa de campo nosso trabalho se caracteriza como uma pesquisa-ação, pois fizemos um estudo enfatizando a investigação do conhecimento dos alunos em relação aos números decimais e suas operações, utilizando o jogo Trilha dos Decimais. Este trabalho é composto por três capítulos que descreve detalhadamente o desenvolvimento da pesquisa, no que refere à justificativa do tema, os pressupostos teóricos utilizados e a atividade lúdica realizada. Como pressupostos teóricos, baseamos nossas ideias nos estudos de Brasil (1998), Lorenzato (2008), Rêgo e Rêgo (2004), Smole et al (2008), Dante (2000), Alves (2001), entre outros. Como ferramenta auxiliadora para investigação do conhecimento dos números decimais, utilizamos o Jogo Trilha dos Decimais que é uma situação que simula compras no supermercado. No desenvolvimento da atividade investigativa, utilizamos uma sequência didática que trouxe organização e planejamento para as questões e para a construção do jogo. Desenvolvemos a sequência didática em quatro etapas: a primeira foi com o cartaz dos números decimais; a segunda com a construção do jogo Trilha dos Decimais; a terceira com a aplicação do jogo e a quarta com a problematização das situações do jogo. Os resultados obtidos neste trabalho nos mostram que o uso indevido dos algoritmos utilizados no cálculo das operações com números decimais não são garantias de que o aluno não sabe resolver problemas matemáticos que envolvam os números decimais, mas o fato da não interpretação dos problemas dificulta na resolução dos mesmos. Nesse contexto ainda, percebemos o jogo como elemento motivador para o ensino-aprendizagem da matemática. Por fim, entendemos que os conhecimentos estudados serão um indicativo para o aprendizado mais significativo das operações com números decimais ou de qualquer outro conteúdo matemático se tivermos a preocupação em utilizar metodologias de ensino que promova a construção do conhecimento matemático.
Abstract: This report is ground studied throughout aims at investigating mathematical knowledge with respect to transactions with decimal numbers of students in the 9th grade of basic education at School of Basic Education Umbelina Garcez in Mamanguape/PB. We choose this theme for we understand that the decimal numbers have great importance in the current context, especially when we turn our eyes to applications in the commercial and economic environment of a country. For the research methodology we relied on studies Fiorentini & Lorenzato (2006). Thus, in the context of field research our work is characterized as an action research, because we made a study emphasizing the investigation of students' knowledge in relation to decimal numbers and operations, using the game Trail of Decimal. This work consists of three chapters that describes the research development, in terms of justification of the topic, the theoretical assumptions used and playful activity performed. As theoretical assumptions, we base our ideas on studies of Brazil (1998), Lorenzato (2008), Rego and Rego (2004), Smole et al (2008), Dante (2000), Alves (2001), among others. As an aid appliance for investigation of knowledge of decimal numbers, use the Decimals Game Trail which is a situation that simulates the supermarket. In the development of investigative activity, we used a didactic sequence that brought organization and planning issues and to build the game. Develop the instructional sequence of four steps: the first was with the poster of decimal numbers, the second with the construction of Decimal Game Trail and the third with the game application and the fourth with the questioning of game situations. The results obtained in this study suggested that the misuse of the algorithms used in the calculation of the operations with decimals are no guarantees that the student does not know how to solve mathematical problems involving decimal numbers, but the fact of not interpreting in solving difficult problems thereof. In this context also, we perceive the game as motivator for teaching and learning mathematics. Finally, we believe that the knowledge will be studied indicative for learning more meaningful operations with decimal numbers or any other mathematical content if we have a concern in using teaching methodologies that promote the construction of mathematical knowledge.
Keywords: Matemática – Estudo e ensino
Jogos no ensino de matemática
Jogos educativos
Mathematics - Study and teaching
Mathematics teaching games
Educational games
metadata.dc.subject.cnpq: CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICA
metadata.dc.language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Publisher: Universidade Federal da Paraíba
metadata.dc.publisher.initials: UFPB
metadata.dc.publisher.department: Ciências Exatas
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
Attribution-NoDerivs 3.0 Brazil
metadata.dc.rights.uri: http://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/
URI: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/14500
Issue Date: 1-Oct-2013
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