Skip navigation

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/14516
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorFerreira, Ana Paula Florencio-
dc.date.accessioned2019-06-02T16:01:03Z-
dc.date.available2012-11-08-
dc.date.available2019-06-02T16:01:03Z-
dc.date.issued2012-10-09-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/14516-
dc.description.abstractThe present research had as objective to verify the utilization/ insertion of computer in the mathematics classes by the teachers of high school, who they teach from 1st to 3rd grade, thus analyzing how was the integration of computer in schools in which they work and mainly in their classes, showing us, if the technologies were used, if not used, if the school offers them and what difficulties appears. We seek with this research know the impact that these technologies have caused these teachers, mainly in relation to computer use. The research was conducted in four high schools, two in the city of Jacaraú and two in the town of Rio Tinto, in the state of Paraíba, in which two of these schools are public and two are private, and one of each character in each municipality. Also in this context we made a parallel between the realities here exposed, public and private, showing the differences between one and another. The research had a stage, in which we propose a questionnaire for teachers of these schools respond and through the data collected we made the presentation and analysis of data, as a percentage as we made cutouts, considering the teachers answers. Thus, through the general results obtained, we realize that most teachers know and use the tool to perform some activity, but many of them have difficulties in inserting the same in their classes and in that context we see how the support of school can motivate the teachers. Overall, the results indicate that although technology is present in schools requires a specific look for technology , so try to incorporate it in that context, providing more computers to the job of the teachers and mainly to the students, providing necessary support for teachers, from the formation to the workplace.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Nataly Leite (nataly@biblioteca.ufpb.br) on 2019-06-02T16:01:03Z No. of bitstreams: 2 license_rdf: 805 bytes, checksum: c4c98de35c20c53220c07884f4def27c (MD5) APFF08112012.pdf: 1609968 bytes, checksum: 5069fbc797f7b1f22c23b7df23ab9f70 (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2019-06-02T16:01:03Z (GMT). No. of bitstreams: 2 license_rdf: 805 bytes, checksum: c4c98de35c20c53220c07884f4def27c (MD5) APFF08112012.pdf: 1609968 bytes, checksum: 5069fbc797f7b1f22c23b7df23ab9f70 (MD5) Previous issue date: 2012-10-09en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal da Paraíbapt_BR
dc.rightsAcesso abertopt_BR
dc.rightsAttribution-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/*
dc.subjectMatemática – Estudo e ensinopt_BR
dc.subjectProfessores de matemáticapt_BR
dc.subjectTecnologia educacionalpt_BR
dc.subjectEnsino auxiliado por computadorpt_BR
dc.subjectAmbiente de sala de aulapt_BR
dc.subjectMathematics - Study and teachingpt_BR
dc.subjectMath teacherspt_BR
dc.subjectEducational technologypt_BR
dc.subjectComputer aided teachingpt_BR
dc.subjectClassroom environmentpt_BR
dc.titleA utilização de computadores nas aulas de matemática pelos professores do ensino médio dos Municípios Jacaraú e Rio Tinto - PBpt_BR
dc.typeTCCpt_BR
dc.contributor.advisor1Paiva, Jussara Patrícia Andrade Alves-
dc.description.resumoA presente pesquisa tem por objetivo verificar a utilização/inserção do computador nas aulas de matemática pelos professores do ensino médio, que lecionam do 1ª ao 3ª ano, analisando como se deu a integração do computador nas escolas em que trabalham e principalmente em suas aulas, nos mostrando, se utilizam as tecnologias, se não utilizam, se a escola as dispõe e quais dificuldades encontram para esta utilização. Buscamos com esta pesquisa saber o impacto que essas tecnologias causaram nestes professores, principalmente no que se diz respeito à utilização do computador. A pesquisa foi realizada em quatro escolas de ensino médio, sendo duas no município de Jacaraú e duas no município de Rio Tinto no estado da Paraíba, no qual duas destas escolas são públicas e duas privadas, sendo uma da rede pública e uma da rede privada em cada um dos municípios. Também nesse contexto fizemos um paralelo entre as realidades aqui expostas, pública e privada, mostrando as diferenças existentes entre uma e outra. A pesquisa teve uma etapa, na qual foi proposto um questionário para os professores destas escolas responderem e através dos dados coletados fizemos a apresentação e análise dos dados, tanto percentualmente como fazendo recortes das respostas dos professores considerando as questões abertas. Desse modo, através dos resultados gerais obtidos, pudemos perceber que a maioria dos professores conhecem a ferramenta e as usam para realização de alguma tarefa escolar, mas muitos deles têm dificuldades em inserir a mesma em suas aulas e que nesse contexto vemos como o apoio da escola pode motivar o professor. De forma geral, os resultados apontam que mesmo a tecnologia estando presente nas escolas ainda é necessário um olhar mais especifico para tecnologia, de modo a tentar integrá-la nesse âmbito, disponibilizando mais computadores para o trabalho dos professores e principalmente para os alunos, ou seja, dando suporte necessário para os docentes, desde a formação ao ambiente de trabalho.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCiências Exataspt_BR
dc.publisher.initialsUFPBpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICApt_BR
Aparece nas coleções:TCC - Matemática - CCAE

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
APFF08112012.pdf1,57 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons