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Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/14519
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorSilva, Josafá Luiz da-
dc.date.accessioned2019-06-02T17:23:50Z-
dc.date.available2012-11-13-
dc.date.available2019-06-02T17:23:50Z-
dc.date.issued2012-10-11-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/14519-
dc.description.abstractThe present study aims elaborate a sequence of teaching activities, using manipulative materials that develop geometric thinking in view level. The research intended to answer the following questions: how is the ability of the fundamental level student to visualize geometric figures? How can we improve their ability to geometric view? Therefore, it was developed and applied sequence of activities. The intervention was performed in the elementary and middle school Severino Félix de Brito, in a 9th grade class of elementary school situated in Itapororoca – PB. We took as a theoretical referencial, authors like Van de Walle (2009) e Paiva (2003). To develop activities, we adopt the conception of Van Hiele model of geometric thinking. In the first activity the student built a structure with cubes made by the researcher and drew two views indicated in the activity. In the second activity the student drew a picture of a box of toothpaste empty and in the third activity the student painted solids in perspective designed by the researcher and calculated the number of parts required for their composition. After completing each activity was applied a questionnaire to assist in posterior analysis. The analysis of those activities revealed that the students have low ability in geometric view while they show interest and capability, requiring a work that seeks deepen the knowledge about geometric view.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Nataly Leite (nataly@biblioteca.ufpb.br) on 2019-06-02T17:23:50Z No. of bitstreams: 2 license_rdf: 805 bytes, checksum: c4c98de35c20c53220c07884f4def27c (MD5) JLS13112012.pdf: 1348257 bytes, checksum: 4c9b848a1d7c1eec678d55b67cd2e7f8 (MD5)en
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dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal da Paraíbapt_BR
dc.rightsAcesso abertopt_BR
dc.rightsAttribution-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/*
dc.subjectMatemática (Ensino fundamental)pt_BR
dc.subjectGeometriapt_BR
dc.subjectPercepção visualpt_BR
dc.subjectMathematics (Elementary)pt_BR
dc.subjectGeometrypt_BR
dc.subjectVisual perceptionpt_BR
dc.titleVisualização geométrica: uma habilidade para ser valorizada no ensino fundamentalpt_BR
dc.typeTCCpt_BR
dc.contributor.advisor1Paiva, Jussara Patrícia Andrade Alves-
dc.description.resumoO presente estudo tem como objetivo elaborar uma sequência de atividades didáticas, utilizando materiais manipulativos, que desenvolvam o pensamento geométrico no nível de visualização. A pesquisa pretendeu responder as seguintes questões: como se encontra a habilidade do aluno em nível fundamental para visualizar figuras geométricas? De que maneira podemos melhorar sua habilidade para visualização geométrica? Para tanto, foi elaborado e aplicado uma sequência de atividades. A intervenção foi realizada na Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio Severino Félix de Brito, em uma turma do 9º ano do Ensino Fundamental, localizada na cidade de Itapororoca – PB. Tomamos como referencial teórico, autores como Van de Walle (2009) e Paiva (2003). Para elaborar as atividades, adotamos as concepções do modelo de Van Hiele de desenvolvimento do pensamento geométrico. A primeira atividade o aluno montou uma estrutura com cubos confeccionados pelo pesquisador e desenhou duas vistas indicadas na atividade. A segunda atividade o aluno fez o desenho de uma caixa de creme dental vazia e a terceira atividade o aluno pintou sólidos em perspectiva desenhados pelo pesquisador e calculou o número de peças necessárias para sua composição. Após concluir cada atividade foi aplicado um questionário visando auxiliar na análise posterior. A análise das atividades revelou que os alunos possuem baixa capacidade de visualização geométrica ao mesmo tempo em que apresentam interesse e potencialidade, sendo necessário um trabalho que busque aprofundar o conhecimento, sobre o conteúdo visualização geométrica.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCiências Exataspt_BR
dc.publisher.initialsUFPBpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICApt_BR
Aparece nas coleções:TCC - Matemática - CCAE

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