Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/14521
Tipo: | TCC |
Título: | O AVA Moodle: um estudo de caso na licenciatura em ciência da computação |
Autor(es): | Araújo Filho, Roberto Mariano de |
Primeiro Orientador: | Santos Filho, José Elias dos |
Resumo: | A pesquisa aqui apresentada traz em sua essência parte de uma experiência realizada uma turma de Cálculo I, do curso de Licenciatura em Ciência da Computação no semestre letivo de 2011.1 da UFPB – Campus IV. A experiência vivenciada gerou uma necessidade de se materializar em forma de pesquisa científica e é essa versão que trazemos neste trabalho. Procuramos destacar aqui a importância de novas metodologias para o ensino de Cálculo, tendo em vista a deficiência evidente dos alunos nesta disciplina e a metodologia que destacamos aqui, é a utilização do Ambiente Virtual de Aprendizagem Moodle como um grande recurso tecnológico que possibilita ao professor uma variedade de métodos avaliativos, entre outros aspectos. O Moodle também beneficia o aluno, tendo em vista que a plataforma virtual está em funcionamento a qualquer hora do dia e sendo assim, o aluno não precisa necessariamente do contato presencial para recorrer ao professor e/ou monitor. Aqui estão expostas algumas funcionalidades do Moodle e alguns recortes de sua utilização na turma de Cálculo I 2011.1. Trazemos também episódios históricos da evolução da Educação a Distância no Brasil desde as aulas por correspondência até os atuais Ambientes Virtuais. Ao final da pesquisa, fizemos um questionário para mostrar a visão dos alunos da turma de Cálculo 2011.1 no que diz respeito à utilização do Moodle e alguns recursos e fizemos uma análise deste questionário, evidenciando os pontos fortes da plataforma destacados pelos alunos e os pontos em que não houve tanto aproveitamento. Enfim, futuramente os resultados desta pesquisa serão resultados de uma análise mais detalhada, tendo em vista que publicamos apenas uma pequena percela de um grande trabalho que pode vir a ser desenvolvido, não apenas no ensino de Cálculo, mas no ensino de matemática de uma maneira geral. Pesquisadores desta área podem melhorar alguns pontos que precisam ser revistos e outros já apresentados que podem ser aprimorados, visto que a tecnologia avança rapidamente e a educação que a usa como recurso deve avançar junto, sempre buscando novos meios facilitadores de aprendizagem que beneficiem tanto educadores quanto alunos. |
Abstract: | The research presented here brings in essence part of an experiment a group of Calculus I, the Degree in Computer Science in the semester of 2011.1 UFPB - Campus IV. The lived experience generated a need to materialize in the form of scientific research and it is this version that we bring this work. We seek to emphasize here the importance of new methodologies for teaching calculus, in view of the apparent failure of students in this discipline and methodology that we highlight here is to use the Moodle Virtual Learning Environment as a major technological resource that enables the teacher to a variety of evaluation methods, among others. Moodle also benefits the student, considering that the virtual platform is in operation at any time of day and thus, the student does not necessarily need to use the personal contact the teacher and / or monitor. Here are some features of Moodle exposed and some clippings of their use in the class of Calculus I 2011.1. We also bring historical episodes of the evolution of distance education in Brazil since classes by correspondence until the current Virtual Environments. At the end of the survey, we conducted a questionnaire to show the vision of the students in the class of 2011.1 Calculation regarding the use of Moodle and some features and did an analysis of this questionnaire, highlighting the strengths of the platform by students and posted on the points that there was not much use. Anyway, eventually the results of this research will result in a more detailed analysis, considering that only a small publish portion a great job that might be developed, not only in the teaching of calculus, but in the teaching of mathematics in a way general. Researchers in this area can improve some points that need to be reviewed and others have show that can be improved, as the technology advances rapidly and education that uses a resource must advance together, always seeking new ways of learning facilitators that benefit both educators and students. |
Palavras-chave: | Matemática – Estudo e ensino Cálculo Ensino à distância Mathematics - Study and teaching Calculus Distance education |
CNPq: | CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICA |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editor: | Universidade Federal da Paraíba |
Sigla da Instituição: | UFPB |
Departamento: | Ciências Exatas |
Tipo de Acesso: | Acesso aberto Attribution-NoDerivs 3.0 Brazil |
URI: | http://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/ |
URI: | https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/14521 |
Data do documento: | 8-Dez-2012 |
Aparece nas coleções: | TCC - Matemática - CCAE |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
RMAF21112012.pdf | 1,98 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Este item está licenciada sob uma
Licença Creative Commons