Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/14526
metadata.dc.type: TCC
Title: O uso de objetos de aprendizagem no estudo do gráfico das funções: afins e quadráticas
metadata.dc.creator: Ananias, Egracieli dos Santos
metadata.dc.contributor.advisor1: Costa, Claudilene Gomes da
metadata.dc.description.resumo: O presente trabalho teve como objetivo geral investigar as contribuições do uso de objetos de aprendizagem na compreensão do estudo do gráfico das funções afins e quadráticas, com intuito de identificar o nível de conhecimento dos alunos acerca dos conteúdos das funções afins e quadráticas, bem como verificar a concepção dos alunos em relação ao uso de recursos tecnológicos nas aulas de Matemática, ·averiguando se o uso dos objetos de aprendizagem na sala de aula, foram de fato, um fator importante para a aprendizagem dos gráficos dessas respectivas funções. Para isso, foi realizada um estudo numa turma do 2° ano do Ensino Médio numa escola estadual do município de Marcação/PB, foi utilizado como objetos de aprendizagem no estudo o software Geogebra e duas planilhas eletrônicas do Excel retiradas do site TIC na Matemática. A metodologia utilizada na pesquisa foi classificada quanto aos objetivos como uma pesquisa exploratória, já em relação aos procedimentos técnicos foi utilizada a pesquisa bibliográfica e o estudo de caso, quanto à abordagem do problema, foi utilizada a pesquisa qualitativa e quanto ao método adotado na pesquisa foi o indutivo. Os instrumentos de coleta de dados utilizados foram três, uma atividade diagnóstica acerca dos conteúdos das funções estudadas, uma oficina pedagógica abordando o uso dos referidos objetos de aprendizagem no estudo dos gráficos das funções afins e quadráticas, e por fim foi utilizado um questionário com dez questões fechadas a respeito dos principais pontos da investigação. Durante o desenvolvimento da oficina foi possível perceber o potencial motivador do uso dos OA, os alunos participaram ativamente de todas as atividades propostas, ficou evidente que o uso da tecnologia nas aulas motiva e desperta a curiosidade dos alunos, e essa curiosidade e motivação permite a construção do conhecimento do conteúdo estudado. A partir da análise dos dados foi possível verificar que os alunos apresentavam um nível de conhecimento a respeito dessas funções muito abaixo do esperado, uma vez que já que cursavam o 2° ano do Ensino Médio. Verificou-se ainda que nas respostas dos alunos que o uso dos objetos de aprendizagem no ensino da Matemática foi bem aceito, e que eles desejam que o uso de recursos tecnológicos seja inserido nas aulas de Matemática, uma vez que, a utilização de recursos tecnológicos nas aulas de Matemática apresenta-se como um caminho que permite ao professor tornar o processo de ensino aprendizagem dinâmico e motivador, possibilitando que haja uma aprendizagem significativa dos conteúdos estudados.
Abstract: The present work had as general objective to investigate the contributions of the use of learning objects in the understanding of the study of the graph of the related and quadratic functions, in order to identify the level of knowledge of the students about the contents of the related and quadratic functions, as well as verify the students' conception regarding the use of technological resources in Mathematics classes, ascertaining whether the use of learning objects in the classroom were in fact an important factor for learning the graphs of these respective functions. For that, a study was carried out in a 2nd grade high school class at a state school in the municipality of Marcação / PB. Geogebra software and two Excel spreadsheets taken from the TIC site in Mathematics were used as learning objects in the study. The methodology used in the research was classified according to the objectives as an exploratory research, already in relation to the technical procedures was used the bibliographic research and the case study, regarding the approach of the problem was used the qualitative research and as to the method adopted in the research was or inductive. The data collection instruments used were three, a diagnostic activity about the contents of the functions studied, a pedagogical workshop addressing the use of said learning objects in the study of the graphs of related and quadratic functions, and finally a questionnaire was used with ten the main points of the investigation. During the development of the workshop it was possible to perceive the motivating potential of the use of OA, the students participated actively in all the proposed activities, it was evident that the use of the technology in the classroom motivates and arouses the curiosity of the students, and this curiosity and motivation allows the construction of the knowledge of the studied content. From the analysis of the data it was possible to verify that the students presented a level of knowledge about these functions much lower than expected, since they were already enrolled in the 2nd year of High School. It was also verified that in the students' answers that the use of the learning objects in the teaching of Mathematics was well accepted, and that they wish that the use of technological resources be inserted in the Mathematics classes, since, the use of technological resources in Mathematics classes presents itself as a way that allows the teacher to make the teaching process dynamic and motivating learning, allowing a meaningful learning of the contents studied.
Keywords: Matemática – Estudo e ensino
Funções (Matemática)
Funções quadráticas
Tecnologia educacional
GeoGebra
Mathematics - Study and teaching
Functions (Mathematics)
Quadratic functions
Educational technology
metadata.dc.subject.cnpq: CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICA
metadata.dc.language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Publisher: Universidade Federal da Paraíba
metadata.dc.publisher.initials: UFPB
metadata.dc.publisher.department: Ciências Exatas
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
Attribution-NoDerivs 3.0 Brazil
metadata.dc.rights.uri: http://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/
URI: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/14526
Issue Date: 7-May-2019
Appears in Collections:TCC - Matemática - CCAE

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
ESA20052019.pdf1,63 MBAdobe PDFView/Open


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons