Skip navigation

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/14530
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorSilva, Petrônio Fernandes da-
dc.date.accessioned2019-06-02T21:06:26Z-
dc.date.available2019-05-20-
dc.date.available2019-06-02T21:06:26Z-
dc.date.issued2019-05-06-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/14530-
dc.description.abstractThis research aims to analyze the difficulties and errors of 8th-grade students, in relation to the resolution of equations of the 1st degree. To support our research, we rely on studies by Coxford and Schulte (1995) and Pinto (2000) regarding the analysis of errors, Ponte, Branco, and Matos (2009), Lins and Gimenez (1997), BNCC (2018) and PCN (1998) regarding algebra teaching. The research was developed with 14 (fourteen) students of a class in a public school in the municipality of ARAÇAGI-PB. The research methodology is characterized as a case study, qualitative approach and exploratory nature, whose instrument of data collection was a diagnostic questionnaire applied to students. As a final proposal, a didactic sequence was elaborated, composed of problem situations and thematic fiches, aiming to soften the difficulties encountered by students with respect to the content of equations of the first degree. The research showed that the difficulties of the participating students are related to the complexity of the expressions involved in the two members of the equation, especially those involving the use of parentheses. Other common errors are related to arithmetic, algebraic errors and the use of the distributive property of multiplication. These errors were also identified in the works of Barbeiro (2002) and Ponte, Branco and Matos (2009). In solving problems, students found difficulty in the interpreting of the statements and tend to use arithmetic strategies because they could not pass the statement from natural language to algebraic language by means of a first-degree equation. The inferences generated in this research allow the teacher of Basic Education, subsidies for the construction of new practices, aiming at effective learning in Algebra through the analysis of the difficulties and errors of their students.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Nataly Leite (nataly@biblioteca.ufpb.br) on 2019-06-02T21:06:26Z No. of bitstreams: 2 license_rdf: 805 bytes, checksum: c4c98de35c20c53220c07884f4def27c (MD5) PFS20052019.pdf: 879138 bytes, checksum: dcd05167dfbc209d3345acef0502feab (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2019-06-02T21:06:26Z (GMT). No. of bitstreams: 2 license_rdf: 805 bytes, checksum: c4c98de35c20c53220c07884f4def27c (MD5) PFS20052019.pdf: 879138 bytes, checksum: dcd05167dfbc209d3345acef0502feab (MD5) Previous issue date: 2019-05-06en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal da Paraíbapt_BR
dc.rightsAcesso abertopt_BR
dc.rightsAttribution-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/*
dc.subjectMatemática – Estudo e ensino - Análise de errospt_BR
dc.subjectEquaçõespt_BR
dc.subjectÁlgebrapt_BR
dc.subjectMathematics - Study and teaching - Error analysispt_BR
dc.subjectEquationspt_BR
dc.titleDificuldades encontradas na resolução de problemas envolvendo equações do 1º grau: uma análise dos erros de uma turma do 8º anopt_BR
dc.typeTCCpt_BR
dc.contributor.advisor1Dias, Graciana Ferreira-
dc.description.resumoEsta pesquisa tem como objetivo analisar as dificuldades e erros dos alunos do 8º ano, com relação à resolução de equações do 1º grau. Para embasar nossa pesquisa, nos apoiamos nos estudos de Coxford e Shulte (1995) e Pinto (2009) com relação à análise de erros em álgebra; Ponte, Branco e Matos (2000), Lins e Gimenez (1997), BNCC (2018) e PCN (1998) com relação ao ensino de álgebra. A pesquisa foi desenvolvida com 14 (quatorze) discentes de uma turma em uma escola pública do município de Araçagi-PB. A metodologia da pesquisa caracteriza-se como um estudo de caso, de abordagem qualitativa e natureza exploratória, cujo instrumento de coleta de dados utilizado foi um questionário diagnóstico aplicado aos discentes. Como proposta final, foi elaborada uma sequência didática, composta por situações-problema e fichas temáticas, objetivando amenizar as dificuldades encontradas por alunos com relação ao conteúdo de equações do 1º grau. A pesquisa mostrou que as dificuldades dos alunos participantes estão relacionadas com a complexidade das expressões envolvidas nos dois membros da equação, principalmente nas que envolvem o uso de parênteses. Outros erros comuns estão relacionados à erros aritméticos, algébricos, e na utilização da propriedade distributiva da multiplicação. Esses erros também foram identificados nos trabalhos de Barbeiro (2002) e Ponte, Branco e Matos (2009). Na resolução de problemas, os alunos encontraram dificuldade na interpretação dos enunciados, e tendem a utilizar estratégias aritméticas, por não conseguirem passar o enunciado da linguagem natural para a linguagem algébrica por meio de uma equação do 1º grau. As inferências geradas nesta pesquisa possibilitam ao professor da Educação Básica subsídios para a construção de novas práticas, visando a efetiva aprendizagem em Álgebra por meio da análise das dificuldades e erros dos seus alunos.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCiências Exataspt_BR
dc.publisher.initialsUFPBpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICApt_BR
Aparece nas coleções:TCC - Matemática - CCAE

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PFS20052019.pdf858,53 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons