Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/14569
metadata.dc.type: TCC
Title: Biblioteca escolar não é espaço de silêncio, mas de diálogo: mudanças de foco e de enfoque
metadata.dc.creator: Pereira, Patrícia Kelly Dias
metadata.dc.contributor.advisor1: Pinheiro, Edna Gomes
metadata.dc.description.resumo: A pesquisa busca compreender como a biblioteca escolar está inserida na escola, e levantar pontos relativos ao fomento a leitura, no que tange a formação do leitor. Inclui um breve estudo teórico a respeito das estratégias voltadas ao incentivo à leitura escolar e o histórico da escola ao qual foi desenvolvida a pesquisa. A pesquisa é desenvolvida com abordagem metodológica qualitativa. No auxílio do processo investigativo, participaram os alunos do ensino fundamental da 4ª serie, como a participação de três agentes cooperantes entre si: professor, bibliotecário escolar e aluno. Utilizou-se como instrumento da pesquisa, um questionário de múltipla escolha. Na investigação observamos que há necessidade dos professores e bibliotecário de utilizar a biblioteca não só como meio de recurso didático para as atividades que trabalham a escrita e a leitura, mas com artes, música, teatro e recreação, assim estimulando o gosto e prazer de frequentar e utilizar os serviços que a biblioteca oferece. Concluímos que a presença de um profissional bibliotecário na biblioteca escolar é de suma importância, pois ele é o único que conhece as técnicas necessárias para uma boa administração, que os trabalhos desenvolvidos na biblioteca devem ser em parceria com os professores e com a direção escolar.
Abstract: The research seeks to understand how the school library is embedded in the school, and raise issues relating to the promotion reading, regarding the reader's training. It includes a brief theoretical study regarding strategies aimed at encouraging school reading and school history to which the research was conducted. The research is developed with qualitative methodological approach. In aid of the investigative process, attended by elementary school students from the 4th grade, as the participation of three cooperating agents among themselves, teacher, school librarian and student. It was used as a research tool, a questionnaire of multiple choice. In the investigation we found that there is a need for teachers and librarians to use the library not only as a means of teaching resource for activities that work writing and reading, but with arts, music, theater and recreation, thus stimulating the taste and pleasure of attending and use the services that the library offers. We conclude that the presence of a librarian in the school library is very important because it is the only one who knows the techniques necessary for the proper administration that the work done in the library should be in partnership with teachers and the school administration.
Keywords: Biblioteca escolar
Incentivo à leitura
Formação do leitor
metadata.dc.subject.cnpq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::CIENCIA DA INFORMACAO::BIBLIOTECONOMIA
metadata.dc.language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Publisher: Universidade Federal da Paraíba
metadata.dc.publisher.initials: UFPB
metadata.dc.publisher.department: Ciência da Informação
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
Attribution-NoDerivs 3.0 Brazil
metadata.dc.rights.uri: http://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/
URI: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/14569
Issue Date: 11-Apr-2013
Appears in Collections:CCSA - TCC - Biblioteconomia

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
PKDP05062019.pdf985,4 kBAdobe PDFView/Open


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons