Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/14571
metadata.dc.type: TCC
Title: Gestão escolar no campo: discutindo uma proposta de acompanhamento da gestão da aprendizagem na Escola Marino Eleóterio do Nascimento
metadata.dc.creator: Lima, Thaynara dos Santos
metadata.dc.contributor.advisor1: Lima, Francisca Alexandre de
metadata.dc.description.resumo: Neste estudo discutimos uma proposta de acompanhamento da aprendizagem com foco no trabalho da gestão escolar. Partimos de uma pesquisa empírica, na qual não identificamos o acompanhamento da aprendizagem dos educandos pela gestão da Escola. Ancorados nas concepções de gestão democrática e papel do gestor nas perspectivas de Libâneo (2006); e Ferreira (2005), passamos a discutir uma proposta de acompanhamento da aprendizagem de uma turma multisseriada na “Escola Municipal de Ensino Fundamental Marino Eleotério do Nascimento”, no município de Conde - PB. Como técnicas e instrumentos da pesquisa, utilizamos a entrevista e aplicação de questionários com esse grupo. Os resultados demonstraram que o acompanhamento da aprendizagem dos alunos é fator determinante no sucesso escolar. No entanto, muitos entraves decorreram no processo de implementação da proposta, entre eles, resistência dos próprios professores ao desenvolverem metodologias a partir da realidade dos alunos, além de confusões teóricas na compreensão de conceitos relacionados a aprendizagem e avaliação.
Abstract: In this study we discuss a proposal to follow the learning focused on the work of school management. We started with an empirical research, in which we did not identify the follow- up of the learners' learning by the management of the School. Anchored in the conceptions of democratic management and managerial role in Libanean perspectives (2006); and Ferreira (2005), we discuss a proposal to monitor the learning of a multi - series classroom in the "Municipal School of Elementary Marine Education Eleotério do Nascimento", in the municipality of Conde - PB. As research techniques and instruments, we used the interview and the application of questionnaires with this group. The results showed that the monitoring of student learning is a determining factor in school success. However, there were many obstacles in the process of implementing the proposal, among them, resistance of the teachers themselves in developing methodologies based on the reality of the students, as well as theoretical confusion in the understanding of concepts related to learning and evaluation.
Keywords: Gestão escolar
Ensino - aprendizagem
Educação
metadata.dc.subject.cnpq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM
metadata.dc.language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Publisher: Universidade Federal da Paraíba
metadata.dc.publisher.initials: UFPB
metadata.dc.publisher.department: Educação do Campo
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
Attribution-NoDerivs 3.0 Brazil
metadata.dc.rights.uri: http://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/
URI: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/14571
Issue Date: 15-Dec-2017
Appears in Collections:TCC - Especialização em Educação do Campo

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
TSL05062018.pdf976,9 kBAdobe PDFView/Open


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons