Skip navigation

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/14576
Tipo: TCC
Título: Influência da formação do curso de Pedagogia do PRONERA da UFPB na gestão de uma escola do campo
Autor(es): Holanda, Aleandra Alves de
Primeiro Orientador: Correia, Morgana das Neves
Resumo: Na trajetória dos movimentos sociais do campo, a educação tem sido uma bandeira de luta e tem ajudado a firmar direitos. Nesse sentido, a Educação do Campo surge como fruto das mobilizações dos movimentos sociais e, entre as conquistas decorrentes dessas lutas, são evidentes os avanços no que diz respeito às políticas e programas de Educação do Campo, sendo o Programa Nacional de Educação na Reforma Agrária (PRONERA) um exemplo disso. A partir do olhar analítico sobre a atuação de uma egressa do Curso de Pedagogia do PRONERA, apresentamos aqui a influência da sua formação na gestão de uma escola do campo, localizada no Conde/PB. Buscamos verificar as práticas da gestão no cotidiano da escola, identificar os princípios da Educação do Campo vivenciados nas práticas de gestão e, por fim, analisar os aspectos de mudança percebidos na gestão da escola. A pesquisa teve abordagem qualitativa e natureza exploratória, apresentando-se como um estudo de caso. Para o cumprimento da proposta deste trabalho, utilizamos concomitantemente da pesquisa bibliográfica, documental e de campo, sendo esta última caracterizada pela utilização dos procedimentos de observação e de entrevista semiestruturada. Dessa forma, foi possível constatar a atuação da gestora com base nos princípios de uma gestão democrática, que se constitui a parti do diálogo. Foi possível perceber ainda que a formação do PRONERA contribuiu para o autoreconhecimento e a construção da identidade camponesa da gestora e, consequentemente, vem contribuindo para a construção da identidade da escola e da comunidade. Viabilizando uma percepção de mudança a partir de ações desenvolvidas no ambiente escolar, que têm modificado a questão pedagógica da escola e que impulsionou a reformulação do Projeto Político Pedagógico. As mudanças ainda são notadas na tomada de decisão, o que caracteriza princípios de uma gestão democrática, também percebida a partir dos encaminhamentos dados aos planejamentos.
Abstract: In the path of the social movements on the Brazilian countryside, Education has been a battleflag, helping to build and consolidate people’s rights. In this sense, Education on the Countryside has risen as a consequence of the mobilization of the social movements and, among the conquers resulting from these struggles, the achievements regarding the policies and programs of Education on the Countryside are obvious, being the National Program for Education on Land Reform (Programa Nacional de Educação na Reforma Agrária - PRONERA) a relevant example. Starting from an analytical look at the performance of a former student from the Pedagogy course of PRONERA, this work presents the influence of her background on the management of a country school located in Conde/PB. We seeked to observe the management practices applied on the school’s daily life, identifying the principles of Education on the Country experienced on these management practices and, therefore, analysing the aspects of change perceived on the school’s management. The research followed a qualitative approach and exploratory nature, being based on a case study. In order to fulfill the work’s proposal, we made concomitant use of the bibliographical research, documental and field-based, being the latter characterized by the usage of the procedures of observation and semi-structured interviews. This way, we were able to verify the work of the manager based on the principles of a democratic management, built from a foundation established from dialogue. It was also possible to realize that the teaching provided by PRONERA contributed for the self-acknowledgement and the construction of the peasant’s identity of the manager and, hence, has continuously contributing for the construction of the identity of the whole school and its surrounding community. Making feasible a perception of change arising from actions developed on the school’s environment, which has modified the pedagogical question of the school, and propelled the reformulation of the Pedagogical Political Project. The changes are still perceived on the decision making, what characterizes the principles of a democratic administration, also perceived out of the forwardings given to the plannings.
Palavras-chave: Educação do campo
Gestão escolar
Programa Nacional de Educação na Reforma Agrária (PRONERA)
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::TOPICOS ESPECIFICOS DE EDUCACAO::EDUCACAO RURAL
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal da Paraíba
Sigla da Instituição: UFPB
Departamento: Educação do Campo
Tipo de Acesso: Acesso aberto
Attribution-NoDerivs 3.0 Brazil
URI: http://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/
URI: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/14576
Data do documento: 20-Fev-2018
Aparece nas coleções:CE - TCC - Especialização em Educação do Campo

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
AAH05062019.pdf1,17 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons