Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/14581
Tipo: | TCC |
Título: | Evasão escolar na educação de jovens e adultos da Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio Ana Ribeiro |
Autor(es): | Barbosa, Maria Goret |
Primeiro Orientador: | Lima, Francisca Alexandre de |
Resumo: | Mediante os obstáculos e desafios que afetam o desenvolvimento e o padrão de qualidade da Educação Nacional e considerando-se os dispositivos dos marcos legais e a prática do processo educativo, surgiu uma grande inquietação profissional em teoria de evasão escolar na modalidade de EJA ( Educação de Jovens e Adultos) na Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio Ana Ribeiro, situado no agreste paraibano. Escola que atende alunos vindos da cidade, do campo e ribeirinho. Nos dias atuais, a evasão escolar, tem se tornado um dos fatores negativos para sucesso e avanço do processo, inv4estigando o interesse dos docentes a respeito dos nuances sobre a referida causa, objetivando-se buscar soluções e ou alternativas metodológicas para que possamos reverter esta realidade. Esta pesquisa se caracteriza por um estudo de caso de caráter quanti-qualitativo além das inovações de acordo com as diretrizes curriculares específicas da EJA. Com instrumentos metodológicos, usamos a observação participante com uma intervenção didática através de questionário com três alunos da turma do ciclo VI dois professores e a gestora, buscando questionar o processo escolar, os quais foram apontados pelos participantes em consonância aos dispositivos legais, objetivos e princípios da educação de modo a suprir corrigir e evoluir no processo escolar. |
Abstract: | Through the obstacles and challenges that affect the development and the quality standard of the National Education and considering the provisions of the legal frameworks and the practice of the educational process, a great professional uneasiness arose in school dropout theory in the form of EJA Youth and Adults) at the State School of Primary and Secondary Education Ana Ribeiro, located in the agreste of Paraíba. School that serves students from the city, the countryside and the riverside. Nowadays, school dropout has become one of the negative factors for success and advancement of the process, inviting the teachers' interest in the nuances about the cause, aiming to find solutions and / or methodological alternatives so that we can reverse this reality. This research is characterized by a quantitative-qualitative case study in addition to the innovations according to the specific curricular guidelines of the EJA. With methodological tools, we used the participant observation with a didactic intervention through a questionnaire with three students from the VI cycle class, two teachers and the manager, seeking to question the school process, which were pointed out by the participants in accordance with the legal provisions, objectives and principles education in order to correct and evolve in the school process. |
Palavras-chave: | Educação de jovens e adultos Evasão escolar Práticas pedagógicas |
CNPq: | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::TOPICOS ESPECIFICOS DE EDUCACAO::EDUCACAO DE ADULTOS |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editor: | Universidade Federal da Paraíba |
Sigla da Instituição: | UFPB |
Departamento: | Educação do Campo |
Tipo de Acesso: | Acesso aberto Attribution-NoDerivs 3.0 Brazil |
URI: | http://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/ |
URI: | https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/14581 |
Data do documento: | 5-Jun-2019 |
Aparece nas coleções: | CE - TCC - Especialização em Educação do Campo |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
MGB05062019.pdf | 742,76 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Este item está licenciada sob uma
Licença Creative Commons