Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/14584
Tipo: | TCC |
Título: | Horticultura orgânica na escola do campo |
Autor(es): | Freitas, José Helvandy Melo de |
Primeiro Orientador: | Batista, Maria do Socorro Xavier |
Resumo: | Este trabalho tem como objetivo promover a horticultura orgânica na escola do campo, sob uma perspectiva interdisciplinar, numa dimensão humana capaz de possibilitar a melhoria na qualidade da produção de hortaliças. Neste trabalho, entende-se horta orgânica como sendo o cultivo de hortaliças sem uso de agrotóxicos, herbicidas, aditivos, corantes artificiais e adubos químicos. Para alcançar o objetivo proposto, inicialmente foi realizada uma pesquisa qualitativa que utilizou os procedimentos para a construção de dados através da análise de material bibliográfico e documental, a partir dos pressupostos teóricos da Pedagogia da Autonomia (FREIRE, 2011); Contribuições da educação ambiental (CRIBB, 2010) e Horta escolar na qualidade da produção de hortaliças (LORENZO, 2011), Educação do campo (BATISTA, 2011), Currículo e contexto na construção do desenvolvimento rural sustentável (REIS, 2011), Educação básica do campo organização pedagógica das escolas do meio rural (SILVA, 2011); e o Projeto Político Pedagógico da Escola Municipal de Educação Infantil e Ensino Fundamental Alexandre da Costa Lira. A horta orgânica foi desenvolvida através de uma ação educativa e interdisciplinar na Escola Municipal de Educação Infantil e Ensino Fundamental Alexandre da Costa Lira, município de Belém, Paraíba. Os resultados demonstraram que os educandos tiveram a oportunidade de aprender a plantar, cultivar e colher verduras e legumes de horta orgânica compreendendo a importância das hortaliças para qualidade de vida, bem como a contribuição dos alimentos orgânicos para merenda escolar. |
Abstract: | This study aims to promote organic horticulture in the rural school, an interdisciplinary perspective, in a human dimension capable of improving the quality of vegetable production. In this work, it is understood organic garden as the cultivation of vegetables without the use of pesticides, herbicides, additives, artificial colors and chemical fertilizers. In order to reach the proposed objective, a qualitative research was initially carried out using the procedures for data construction through the analysis of bibliographical and documentary material, based on the theoretical assumptions of Pedagogy of Autonomy (FREIRE, 2011); Contribution of environmental education (CRIBB, 2010) and School gardening in the quality of vegetable production (LORENZO, 2011), Rural education (BATISTA, 2011), Curriculum and context in the construction of sustainable rural development of the field pedagogical organization of rural schools (SILVA, 2011); and the Pedagogical Political Project of School. The organic garden was developed through an educational and interdisciplinary action at the Municipal School of Child Education and Elementary School Alexandre da Costa Lira, city of Belém, Paraíba. The results showed that the students had the opportunity to learn to plant, cultivate and harvest organic vegetable vegetables and vegetables, including the importance of vegetables for quality of life, as well as the contribution of organic foods to school meals. |
Palavras-chave: | Educação do campo Agricultura familiar Horticultura orgânica |
CNPq: | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::TOPICOS ESPECIFICOS DE EDUCACAO::EDUCACAO RURAL |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editor: | Universidade Federal da Paraíba |
Sigla da Instituição: | UFPB |
Departamento: | Educação do Campo |
Tipo de Acesso: | Acesso aberto Attribution-NoDerivs 3.0 Brazil |
URI: | http://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/ |
URI: | https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/14584 |
Data do documento: | 21-Fev-2018 |
Aparece nas coleções: | CE - TCC - Especialização em Educação do Campo |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
JHMF05062019.pdf | 1,03 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Este item está licenciada sob uma
Licença Creative Commons