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metadata.dc.type: TCC
Title: “Raízes, saberes e relações quilombolas”: análise do currículo de uma escola quilombola
metadata.dc.creator: Silva, Sandra Vanessa Ferreira da
metadata.dc.contributor.advisor1: Correia, Deyse Morgana das Neves
metadata.dc.description.resumo: O presente trabalho visa fazer uma análise da aplicabilidade da Lei n° 10.639/03 e das Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Quilombola na Escola Municipal Professora Antônia do Socorro Silva Machado. Entendendo-se que na história do Brasil, os processos de exclusão social, político, econômico e cultural sempre estiveram presentes e eram tidos como algo natural, e ainda hoje a resistência ainda é forte por parte da sociedade neoliberal, principalmente por aqueles que ainda se beneficiam desta exclusão social. Ao longo de toda a história brasileira e que se estende até os dias atuais, a garantia dos direitos quilombolas e o reconhecimento definitivo da posse de suas terras, se constitui em um processo que envolve comunidade quilombola, órgãos públicos, justiça, movimentos sociais, como o Movimento Negro brasileiro, a partir destes processos, grupos minoritários, antes esquecidos, ganharam força e visibilidade a partir de revoltas e manifestações sociais por direitos. Por isso, saber como a aplicabilidade da lei através de práticas pedagógicas está se traduzindo em pertencimento, identificação e inclusão, de educando e educadores, na referida escola, localizada em uma área remanescente quilombola, é o intuito de nossa pesquisa. Bem como, verificar como e se está acontecendo a transformação curricular necessária e voltada a uma Educação Quilombola. Para tanto, realizamos uma pesquisa qualitativa participante, onde através de entrevista e questionários aplicados a professores do Ensino Fundamental I, observações de aula e planejamentos pedagógicos, nos dá uma ideia dos avanços e desafios observados na busca de uma educação que luta pelo reconhecimento da identidade e do território, e pelo direito à memória e pela vivência da cultura de um povo, traçando um caminho voltado à garantia do direito básico à educação, aos que se encontram às margens da sociedade, os mais necessitados e moradores da periferia local, fazendo com que a educação escolar se constitua como uma base para que as pessoas possam conhecer, defender e promover direitos.
Abstract: El presente trabajo pretende hacer un análisis de la aplicabilidad de la Ley n ° 10.639 / 03 y de las Directrices Curriculares Nacionales para la Educación Quilombola en la Escuela Municipal Profesora Antônia do Socorro Silva Machado. En la historia de Brasil, los procesos de exclusión social, político, económico y cultural siempre estuvieron presentes eran tenidos como algo natural, aún hoy la resistencia aún es fuerte por parte de la sociedad neoliberal, principalmente por aquellos que aún se han se benefician de esta exclusión social. A lo largo de toda la historia brasileña que se extiende hasta los días actuales, la garantía de los derechos quilombolas y el reconocimiento definitivo de la posesión de sus tierras, se constituye en un proceso que involucra a la comunidad quilombola, órganos públicos, justicia, movimientos sociales, como el Movimiento Negro brasileño, a partir de estos procesos, grupos minoritarios, antes olvidados, ganaron fuerza y visibilidad a partir de revueltas manifestaciones sociales por derechos. Por eso, saber cómo la aplicabilidad de la ley a través de prácticas pedagógicas se está traduciendo en pertenencia, identificación e inclusión, de educando y educadores, en la referida escuela, ubicada en un área remanente quilombola, es la intención de nuestra investigación. Así como, verificar cómo si está sucediendo la transformación curricular necesaria orientada a una Educación Quilombola. Para ello, realizamos una investigación cualitativa participante, donde a través de entrevistas y cuestionarios aplicados a profesores de la Enseñanza Fundamental I, observaciones de clase y planteamientos pedagógicos, nos da una idea de los avances y desafíos observados en la búsqueda de una educación que lucha por el reconocimiento de la identidad, por el derecho a la memoria y por la vivencia de la cultura de un pueblo, trazando un camino hacia la garantía del derecho básico a la educación, a los que se encuentran a orillas de la sociedad, a los más necesitados y moradores de la periferia local, haciendo con que la educación escolar se constituya como una base para que las personas puedan conocer, defender y promover derechos.
Keywords: Educação do campo
Quilombolas
Identidade
Currículo
metadata.dc.subject.cnpq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::CURRICULO
metadata.dc.language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Publisher: Universidade Federal da Paraíba
metadata.dc.publisher.initials: UFPB
metadata.dc.publisher.department: Educação do Campo
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
Attribution-NoDerivs 3.0 Brazil
metadata.dc.rights.uri: http://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/
URI: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/14585
Issue Date: 15-Dec-2017
Appears in Collections:TCC - Especialização em Educação do Campo

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