Skip navigation

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/14587
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorSouza, Valkilene Melo de Mendonça de-
dc.date.accessioned2019-06-05T14:36:59Z-
dc.date.available2018-03-15-
dc.date.available2019-06-05T14:36:59Z-
dc.date.issued2018-02-15-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/14587-
dc.description.abstractNo abstractpt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Janete Duarte (janetesd@yahoo.com.br) on 2019-06-05T14:36:59Z No. of bitstreams: 2 license_rdf: 805 bytes, checksum: c4c98de35c20c53220c07884f4def27c (MD5) VMMS15032018.pdf: 7846512 bytes, checksum: 29ad6ef50f78f87648f3f1867083523a (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2019-06-05T14:36:59Z (GMT). No. of bitstreams: 2 license_rdf: 805 bytes, checksum: c4c98de35c20c53220c07884f4def27c (MD5) VMMS15032018.pdf: 7846512 bytes, checksum: 29ad6ef50f78f87648f3f1867083523a (MD5) Previous issue date: 2018-02-15en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal da Paraíbapt_BR
dc.rightsAcesso abertopt_BR
dc.rightsAttribution-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/*
dc.subjectEnsino - históriapt_BR
dc.subjectIdentidadept_BR
dc.subjectEducação do campopt_BR
dc.titleFontes históricas locais como contribuição para o ensino de história em uma escola situado no campopt_BR
dc.typeTCCpt_BR
dc.contributor.advisor1Silva, Severino Bezerra-
dc.description.resumoQuando nos deparamos com a questão da identidade e do processo migratório do país, temos visto que as culturas em suas diversas formas e nas suas relações que se encontra em várias partes da nação, descaracterizam-se; provocando enorme prejuízo culturalnas suas identidades de origens. Essa preocupação no que se entende por desestruturaras riquezas culturais do nosso povo foi compreendida por diversos intelectuais. O processo desse estudo nos levou a investigar como contribuir com o ensino de história na Escola Maria Cândida no município de Alhandra- PB, na perspectiva da formação crítica dos estudantes e na valorização da sua identidade. Essa problematização levanta outras indagações: Como vencer os desafios da educação do campo, assim como nos impõe a realidade do nosso povo, no sentido de que esses sujeitos evoluam a partir das suas especificidades. E foi pensando nessa temática que percebemos a importância de se registrar fontes históricas locais e traçar essas fontes como mapa, dialogando com os seus sujeitos e a escola. Portanto trata-se de uma pesquisa voltada para ciências sociais e história em que, busca responder e contribuir para a memória e o conhecimento crítico da comunidade da pesquisa. Há uma lacuna no que se refere a avaliação na escola da nossa pesquisa, no sentido da apropriação dos direitos previstos e assegurados nos documentos oficiais da educação do campo. E como resultado dessa proposta, antes não estendida aos seus estudantes percebeu-se a motivação dos mesmos diante da interação com o seu meio.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentEducação do Campopt_BR
dc.publisher.initialsUFPBpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::TOPICOS ESPECIFICOS DE EDUCACAO::EDUCACAO RURALpt_BR
Aparece nas coleções:CE - TCC - Especialização em Educação do Campo

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
VMMS15032018.pdf7,66 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons