Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/14587
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.creator | Souza, Valkilene Melo de Mendonça de | - |
dc.date.accessioned | 2019-06-05T14:36:59Z | - |
dc.date.available | 2018-03-15 | - |
dc.date.available | 2019-06-05T14:36:59Z | - |
dc.date.issued | 2018-02-15 | - |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/14587 | - |
dc.description.abstract | No abstract | pt_BR |
dc.description.provenance | Submitted by Janete Duarte (janetesd@yahoo.com.br) on 2019-06-05T14:36:59Z No. of bitstreams: 2 license_rdf: 805 bytes, checksum: c4c98de35c20c53220c07884f4def27c (MD5) VMMS15032018.pdf: 7846512 bytes, checksum: 29ad6ef50f78f87648f3f1867083523a (MD5) | en |
dc.description.provenance | Made available in DSpace on 2019-06-05T14:36:59Z (GMT). No. of bitstreams: 2 license_rdf: 805 bytes, checksum: c4c98de35c20c53220c07884f4def27c (MD5) VMMS15032018.pdf: 7846512 bytes, checksum: 29ad6ef50f78f87648f3f1867083523a (MD5) Previous issue date: 2018-02-15 | en |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal da Paraíba | pt_BR |
dc.rights | Acesso aberto | pt_BR |
dc.rights | Attribution-NoDerivs 3.0 Brazil | * |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/ | * |
dc.subject | Ensino - história | pt_BR |
dc.subject | Identidade | pt_BR |
dc.subject | Educação do campo | pt_BR |
dc.title | Fontes históricas locais como contribuição para o ensino de história em uma escola situado no campo | pt_BR |
dc.type | TCC | pt_BR |
dc.contributor.advisor1 | Silva, Severino Bezerra | - |
dc.description.resumo | Quando nos deparamos com a questão da identidade e do processo migratório do país, temos visto que as culturas em suas diversas formas e nas suas relações que se encontra em várias partes da nação, descaracterizam-se; provocando enorme prejuízo culturalnas suas identidades de origens. Essa preocupação no que se entende por desestruturaras riquezas culturais do nosso povo foi compreendida por diversos intelectuais. O processo desse estudo nos levou a investigar como contribuir com o ensino de história na Escola Maria Cândida no município de Alhandra- PB, na perspectiva da formação crítica dos estudantes e na valorização da sua identidade. Essa problematização levanta outras indagações: Como vencer os desafios da educação do campo, assim como nos impõe a realidade do nosso povo, no sentido de que esses sujeitos evoluam a partir das suas especificidades. E foi pensando nessa temática que percebemos a importância de se registrar fontes históricas locais e traçar essas fontes como mapa, dialogando com os seus sujeitos e a escola. Portanto trata-se de uma pesquisa voltada para ciências sociais e história em que, busca responder e contribuir para a memória e o conhecimento crítico da comunidade da pesquisa. Há uma lacuna no que se refere a avaliação na escola da nossa pesquisa, no sentido da apropriação dos direitos previstos e assegurados nos documentos oficiais da educação do campo. E como resultado dessa proposta, antes não estendida aos seus estudantes percebeu-se a motivação dos mesmos diante da interação com o seu meio. | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.department | Educação do Campo | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFPB | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::TOPICOS ESPECIFICOS DE EDUCACAO::EDUCACAO RURAL | pt_BR |
Aparece nas coleções: | CE - TCC - Especialização em Educação do Campo |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
VMMS15032018.pdf | 7,66 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Este item está licenciada sob uma
Licença Creative Commons