Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/14587| Tipo: | TCC |
| Título: | Fontes históricas locais como contribuição para o ensino de história em uma escola situado no campo |
| Autor(es): | Souza, Valkilene Melo de Mendonça de |
| Primeiro Orientador: | Silva, Severino Bezerra |
| Resumo: | Quando nos deparamos com a questão da identidade e do processo migratório do país, temos visto que as culturas em suas diversas formas e nas suas relações que se encontra em várias partes da nação, descaracterizam-se; provocando enorme prejuízo culturalnas suas identidades de origens. Essa preocupação no que se entende por desestruturaras riquezas culturais do nosso povo foi compreendida por diversos intelectuais. O processo desse estudo nos levou a investigar como contribuir com o ensino de história na Escola Maria Cândida no município de Alhandra- PB, na perspectiva da formação crítica dos estudantes e na valorização da sua identidade. Essa problematização levanta outras indagações: Como vencer os desafios da educação do campo, assim como nos impõe a realidade do nosso povo, no sentido de que esses sujeitos evoluam a partir das suas especificidades. E foi pensando nessa temática que percebemos a importância de se registrar fontes históricas locais e traçar essas fontes como mapa, dialogando com os seus sujeitos e a escola. Portanto trata-se de uma pesquisa voltada para ciências sociais e história em que, busca responder e contribuir para a memória e o conhecimento crítico da comunidade da pesquisa. Há uma lacuna no que se refere a avaliação na escola da nossa pesquisa, no sentido da apropriação dos direitos previstos e assegurados nos documentos oficiais da educação do campo. E como resultado dessa proposta, antes não estendida aos seus estudantes percebeu-se a motivação dos mesmos diante da interação com o seu meio. |
| Abstract: | No abstract |
| Palavras-chave: | Ensino - história Identidade Educação do campo |
| CNPq: | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::TOPICOS ESPECIFICOS DE EDUCACAO::EDUCACAO RURAL |
| Idioma: | por |
| País: | Brasil |
| Editor: | Universidade Federal da Paraíba |
| Sigla da Instituição: | UFPB |
| Departamento: | Educação do Campo |
| Tipo de Acesso: | Acesso aberto Attribution-NoDerivs 3.0 Brazil |
| URI: | http://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/ |
| URI: | https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/14587 |
| Data do documento: | 15-Fev-2018 |
| Aparece nas coleções: | CE - TCC - Especialização em Educação do Campo |
Arquivos associados a este item:
| Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
|---|---|---|---|---|
| VMMS15032018.pdf | 7,66 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Este item está licenciada sob uma
Licença Creative Commons
