Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/14588| Tipo: | TCC |
| Título: | Impacto do projeto “cordel no espaço escolar” nas bibliotecas escolares de João Pessoa-PB |
| Autor(es): | Belisario, Danielle dos Santos Souza. |
| Primeiro Orientador: | Albuquerque, Maria Elizabeth Baltar Carneiro de |
| Resumo: | O incentivo à leitura e disseminação da Literatura de Cordel foram os principais aspectos que nos motivaram a trabalhar o projeto “Cordel no Espaço Escolar”. O objetivo principal foi diagnosticar o impacto causado pelo projeto nas bibliotecas ou salas de leitura das escolas públicas da cidade de João Pessoa – Paraíba. O método utilizado foi o quali-quantitativo, considerando os aspectos qualitativos – como a reflexividade do pesquisador e as opiniões dos respondentes – quanto aos aspectos quantitativos por verificar as porcentagens obtidas através da aplicação do questionário. O corpus do trabalho foi constituído por cinquenta escolas que foram beneficiadas com a doação dos cordéis. Como amostra, foram selecionadas dezesseis escolas do bairro do Cristo Redentor. Como técnica de pesquisa para coleta de dados, foi utilizado o questionário e a entrevista com o proponente do projeto. Constatamos que os professores trabalharam os folhetos de cordel em sala de aula e desenvolvem várias atividades além do incentivo à leitura. |
| Abstract: | Encouraging reading and dissemination of Cordel Literature were the main aspects that motivated the " Cordel in the School Environment " project. The main objective was to measure the impact of the project in libraries or reading rooms of public schools in the city of João Pessoa - Paraíba . The method used was qualitative and quantitative , considering the qualitative aspects - such as the reflexivity of the researcher and the opinions of respondents - as the quantitative aspects by checking the percentages obtained in the questionnaire . The corpus of this work consisted of fifty schools that were benefited of the donation of Cordel . As a sample , sixteen schools in the Cristo Redentor district were selected . As a research technique for data collection , the questionnaire and the interview were used . Noticed that teachers presented cordel and develop various activities besides encouraging reading in the classroom. |
| Palavras-chave: | Biblioteca escolar Literatura de cordel Incentivo à leitura |
| CNPq: | CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::CIENCIA DA INFORMACAO::BIBLIOTECONOMIA |
| Idioma: | por |
| País: | Brasil |
| Editor: | Universidade Federal da Paraíba |
| Sigla da Instituição: | UFPB |
| Departamento: | Ciência da Informação |
| Tipo de Acesso: | Acesso aberto Attribution-NoDerivs 3.0 Brazil |
| URI: | http://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/ |
| URI: | https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/14588 |
| Data do documento: | 26-Mar-2014 |
| Aparece nas coleções: | CCSA - TCC - Biblioteconomia |
Arquivos associados a este item:
| Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
|---|---|---|---|---|
| DSSB05062019.pdf | 2,22 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Este item está licenciada sob uma
Licença Creative Commons
