Skip navigation

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/14588
Tipo: TCC
Título: Impacto do projeto “cordel no espaço escolar” nas bibliotecas escolares de João Pessoa-PB
Autor(es): Belisario, Danielle dos Santos Souza.
Primeiro Orientador: Albuquerque, Maria Elizabeth Baltar Carneiro de
Resumo: O incentivo à leitura e disseminação da Literatura de Cordel foram os principais aspectos que nos motivaram a trabalhar o projeto “Cordel no Espaço Escolar”. O objetivo principal foi diagnosticar o impacto causado pelo projeto nas bibliotecas ou salas de leitura das escolas públicas da cidade de João Pessoa – Paraíba. O método utilizado foi o quali-quantitativo, considerando os aspectos qualitativos – como a reflexividade do pesquisador e as opiniões dos respondentes – quanto aos aspectos quantitativos por verificar as porcentagens obtidas através da aplicação do questionário. O corpus do trabalho foi constituído por cinquenta escolas que foram beneficiadas com a doação dos cordéis. Como amostra, foram selecionadas dezesseis escolas do bairro do Cristo Redentor. Como técnica de pesquisa para coleta de dados, foi utilizado o questionário e a entrevista com o proponente do projeto. Constatamos que os professores trabalharam os folhetos de cordel em sala de aula e desenvolvem várias atividades além do incentivo à leitura.
Abstract: Encouraging reading and dissemination of Cordel Literature were the main aspects that motivated the " Cordel in the School Environment " project. The main objective was to measure the impact of the project in libraries or reading rooms of public schools in the city of João Pessoa - Paraíba . The method used was qualitative and quantitative , considering the qualitative aspects - such as the reflexivity of the researcher and the opinions of respondents - as the quantitative aspects by checking the percentages obtained in the questionnaire . The corpus of this work consisted of fifty schools that were benefited of the donation of Cordel . As a sample , sixteen schools in the Cristo Redentor district were selected . As a research technique for data collection , the questionnaire and the interview were used . Noticed that teachers presented cordel and develop various activities besides encouraging reading in the classroom.
Palavras-chave: Biblioteca escolar
Literatura de cordel
Incentivo à leitura
CNPq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::CIENCIA DA INFORMACAO::BIBLIOTECONOMIA
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal da Paraíba
Sigla da Instituição: UFPB
Departamento: Ciência da Informação
Tipo de Acesso: Acesso aberto
Attribution-NoDerivs 3.0 Brazil
URI: http://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/
URI: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/14588
Data do documento: 26-Mar-2014
Aparece nas coleções:CCSA - TCC - Biblioteconomia

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
DSSB05062019.pdf2,22 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons