Skip navigation

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/14591
Tipo: TCC
Título: Plano de aula: traços de Paulo Freire em docentes atuantes na educação do campo
Autor(es): Morais, Emmanuelly de Almeida
Primeiro Orientador: Costa, Ricardo de Carvalho
Resumo: Esta dissertação resultou de uma pesquisa realizada para a conclusão do Curso de Especialização em Educação do Campo, no programa de Pós-graduação da Universidade Federal da Paraíba, Campus I, Curso de Pós-Graduação em Educação do Campo do Departamento de Educação do Campo da Universidade Federal da Paraíba. Trata -se uma temática de grande relevância social, por abordar princípios norteadores de uma educação renovadora a uma classe tão esquecida como a popular, trabalho inspirado em saberes oriundos de um grande educador e autor como Paulo Freire, considerado patrono da Educação Brasileira e grande representatividade na educação popular, em foco a Educação do Campo. O estudo foi realizado através da pesquisa documental e bibliográfica, onde foram coletados os planos de aula de discentes do curso de pós-graduação da educação do campo da UFPB de 2017, com o objetivo de apreciar os traços norteadores de Paulo Freire nos planos de aula desses docentes atuantes na educação do campo. O trabalho foi organizado, por tópicos, utilizando títulos e subtítulos com uma organização lógica. Apresenta o resultado da análise feita de todos os planos de aula e a constatação de que todos trazem consigo características importantes do pensamento de Paulo Freire, como também as mencionadas nas Diretrizes Curriculares Nacionais para Educação Básica da educação do campo que é o resgate da identidade dos sujeitos alunos, tornando-os protagonista social global.
Abstract: This dissertation was the result of a research done for the conclusion of the Field Education Specialization Course, in the Graduate Program of the Federal University of Paraíba, Campus I, Post-Graduation Course in Field Education of the Field Education Department of Federal University of Paraiba. It is a topic of great social relevance, because it addresses principles guiding a renewal education to a class as forgotten as the popular one, work inspired by knowledge derived from a great educator and author such as Paulo Freire, considered a patron of Brazilian Education and great representativity in popular education, in focus the Field Education. The study was carried out through documentary and bibliographical research, where the student's lesson plans were collected from the postgraduate course of the field education of the UFPB of 2017, aiming to appreciate the guiding traits of Paulo Freire in the lesson plans of these teachers working in rural education. The work was organized, by topics, using titles and subtitles with a logical organization. It presents the result of the analysis made of all the lesson plans and the realization that all bring with them important characteristics of the thought of Paulo Freire, as well as those mentioned in the National Curriculum Guidelines for Basic Education of the field education that is the rescue of the identity of the subject students, making them the global social protagonist.
Palavras-chave: Educação do campo
Plano de aula
Paulo Freire
Docente
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::TOPICOS ESPECIFICOS DE EDUCACAO::EDUCACAO RURAL
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal da Paraíba
Sigla da Instituição: UFPB
Departamento: Educação do Campo
Tipo de Acesso: Acesso aberto
Attribution-NoDerivs 3.0 Brazil
URI: http://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/
URI: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/14591
Data do documento: 14-Dez-2017
Aparece nas coleções:CE - TCC - Especialização em Educação do Campo

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
EAM04012018.pdf3,35 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons