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metadata.dc.type: Dissertação
Title: A geografia física de Kant : conhecimento do mundo, educação e cosmopolitismo
metadata.dc.creator: Serafim, Vicente Fagner Morais
metadata.dc.contributor.advisor1: Durmaier, Ana Thereza de Miranda Cordeiro
metadata.dc.description.resumo: Ministrados quarenta e nove vezes entre os anos de 1756 e 1796, os cursos de Geografia Física de Kant foram concebidos – junto aos de Antropologia – como “propedêutica” e “condição de possibilidade” para todas as formas de conhecimento prático do mundo e visavam, entre seus mais destacados objetivos, “civilizar jovens estudantes para se tornarem „cidadãos do mundo‟”. Kant entende por Geografia Física uma forma empírica de conhecimento da ordenação e estruturas espaciais, produtora de verdades locais e regionais territorialmente derivadas de regras específicas da cidadania. Até muito recentemente negligenciados pelos estudiosos, os Cursos de Geografia Física encontravam-se insuficientemente explorados e, assim, também as então visíveis implicações que esta disciplina empírica tem para a concepção kantiana da ética e da educação cosmopolitas. Impõe-se, portanto, que se ultrapasse o caráter assistemático de sua composição, os preconceitos ali manifestos e as curiosidades desprovidas de cientificidade, e se considere sistematicamente suas ideias e propósitos gerais os quais repercutem diretamente na compreensão kantiana de pedagogia e de moralidade.
Abstract: Taught forty-nine times between 1756 and 1796, Kant's Physical Geography courses were conceived – together with those of Anthropology – as "propaedeutics" and "condition of possibility" for all forms of practical knowledge of the world, Among its most outstanding goals, "to civilize young students to become 'citizens of the world'." Kant understands by Physical Geography an empirical form of knowledge of spatial ordering and structures, producer of local and regional truths territorially derived from specific rules of citizenship. Until very recently neglected by scholars, the Physical Geography Courses were insufficiently explored and thus also the then visible implications that this empirical discipline has for Kant's conception of cosmopolitan ethics and education. It is necessary, therefore, to surpass the asystematic character of its composition, the prejudices therein manifested and the curiosities devoid of scientificity, and to systematically consider its general ideas and purposes, which have a direct repercussion on the Kantian understanding of pedagogy and morality.
Keywords: Geografia física
Kant
Educação
Conhecimento do mundo
Cosmopolitismo
Physical geography
Education
Knowledge of the world
Cosmopolitanism
metadata.dc.subject.cnpq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::FILOSOFIA
metadata.dc.language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Publisher: Universidade Federal da Paraíba
metadata.dc.publisher.initials: UFPB
metadata.dc.publisher.department: Filosofia
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós-Graduação em Filosofia
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
Attribution-NoDerivs 3.0 Brazil
metadata.dc.rights.uri: http://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/
URI: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/14593
Issue Date: 31-Mar-2015
Appears in Collections:Centro de Ciências Humanas, Letras e Artes (CCHLA) - Programa de Pós-Graduação em Filosofia

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