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Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/14599
Tipo: TCC
Título: Educação do campo e sustentabilidade no caso do Assentamento Massangana III/PB
Autor(es): Santos, José Ronaldo dos
Primeiro Orientador: Pereira, Antônio Alberto
Resumo: Este trabalho tem como objetivo conhecer a realidade da agricultura familiar e da sustentabilidade dos trabalhadores rurais das áreas assentadas na Paraíba a partir da observação do cotidiano do Assentamento denominado Massangana III, no município de Cruz do Espírito Santo - PB, buscando perceber a organização política e econômica dos trabalhadores como também as práticas do uso e ocupação do solo. Apresentacomo principais referenciais teóricos Molina, Caldart, Freire, Pereira, Boff, Batista e as Diretrizes Operacionais por uma educação básica do campo, e como resultados a constatação de que: os trabalhadores continuam sendo explorados desde o tempo colonial, que a Educação do Campoestá muito longe de se tornar uma realidade dentro das escolas do campo; a sustentabilidade é inviabilizada por falta de recursos, de infraestrutura adequada, falta d‟agua; uso permanente de agrotóxicos afetando o solo, o meio ambiente e a saúde dos trabalhadores; os movimentos sociais e sindicais estão em estado de dormência; os estudos e os discursos acadêmicos estão bastante além da realidade com raras exceções; os camponeses se encontram desprovidos de assistência dos mais diversos seguimentos como a saúde, educação, políticas públicas; que os trabalhadores em suas bases necessitam apoio e de acompanhamento, voltar às raízes e fazer acontecer na pratica os princípios e os conceitos da educação do campo.
Abstract: This work aims to know the reality of family farming and the sustainability of rural workers in the areas settled in Paraíba from the daily observation of the settlement called Massangana III, in the municipality of Cruz do Espírito Santo - PB, seeking to understand the political organization and of the workers as well as the practices of land use and occupation. It presents as main theoretical references Molina, Caldart, Freire, Pereira, Boff, Batista and the Operational Guidelines for a basic education of the field, and as results the realization that: the workers continue to be exploited since the colonial time, that the Field Education is far from becoming a reality within the camp schools; sustainability is made unfeasible by lack of resources, adequate infrastructure, lack of water; permanent use of agrochemicals affecting the soil, the environment and workers' health; the social and union movements are in a state of dormancy; academic studies and discourses are far beyond reality with rare exceptions; the peasants are deprived of assistance of the most diverse segments such as health, education, public policies; that the workers in their bases need support and accompaniment, to return to the roots and to make happen in practice the principles and the concepts of the education of the field.
Palavras-chave: Educação do campo
Sustentabilidade
Movimentos sociais
Agricultura familiar
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::TOPICOS ESPECIFICOS DE EDUCACAO::EDUCACAO RURAL
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal da Paraíba
Sigla da Instituição: UFPB
Departamento: Educação do Campo
Tipo de Acesso: Acesso aberto
Attribution-NoDerivs 3.0 Brazil
URI: http://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/
URI: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/14599
Data do documento: 18-Dez-2017
Aparece nas coleções:CE - TCC - Especialização em Educação do Campo

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