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Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/14604
Tipo: TCC
Título: Educação do campo e o uso das tecnologias digitais: um olhar sobre a estrutura e o funcionamento na Escola Municipal de Educação Infantil e Ensino Fundamental João Bernardo Semeão
Autor(es): Silva, Rachel Reis da
Primeiro Orientador: Fonsêca, Fábio do Nascimento
Resumo: A nossa delimitação no objeto de estudo é pesquisar o uso das tecnologias de forma multidisciplinar, quanto à estrutura e funcionamento, mesclando não somente os conhecimentos escolares, como também os interesses e conhecimentos prévios dos estudantes. O objetivo geral ficou definido em: analisar como vem sendo utilizada as tecnologias digitais na escola do campo Escola Municipal De Educação Infantil e Ensino Fundamental João Bernardo Semeão. E procuraremos identificar e compreender quais são as suas principais dificuldades com relação ao uso das tecnologias. Nossa pesquisa empírica é realizada em uma escola do sítio que é referência em educação tecnológica no município de Riachão do Poço, Paraíba. A metodologia utilizada foi a pesquisa qualitativa, quanto aos instrumentos de coleta de dados utilizamos entrevistas com a gestora escolar e observação das organizações curriculares nas práticas pedagógicas da escola, inserida em território camponês. N ossas analises são realizadas de forma descritiva dos recortes selecionados da entrevista. Na contemporaneidade a tecnologia, e todas as transformações trazidas por elas, têm feito parte da vida das pessoas, e a escola não pode ignorar esse fato, e deixar de enxergar e de lançar mão de tal situação, para complementar o processo educacional. Pois, o uso da tecnologia pode sim reforçar o processo educativo, por meio da internet os estudantes podem apresentar como é a sua vida no campo, seus interesses e apontar desejos para uma escola que envolva a sua realidade. As tecnologias asseguram a difusão rápida de materias didáticos e de informação de interesse dos professores, pais e alunos além de proporcionar a construção interdisciplinar de informações produzidas individualmente ou coletivamente por parte dos alunos e o desenvolvimento colaborativo de projetos por parte de alunos pertencentes a escolas diferentes, sítios e comunidades geograficamente afastadas auxiliando assim informação á transcender os limites territoriais impostos pelas paredes de uma sala de aula. Os resultados apontam que apesar de existir uma estrutura com aparato tecnológico considerado referência local, os equipamentos ainda são pouco ou subutilizados e que a escola necessita referenciar o estímulo, as ações pedagógicas em seu planejamento institucional.
Abstract: Nuestra delimitación en el objeto de estudio es investigar el uso de las tecnologías de forma multidisciplinaria, en cuanto a la estructura y funcionamiento, mezclando no sólo los conocimientos escolares, sino también los intereses y conocimientos previos de los estudiantes. El objetivo general se definió en: analizar cómo se están utilizando las tecnologías digitales en la escuela del campo Escuela Municipal de Educación Infantil y Enseñanza Fundamental João Bernardo Semeão. Buscaremos identificar y comprender cuáles son sus principales dificultades en relación al uso de las tecnologías. Nuestra investigación empírica se realiza en una escuela del sitio que es referencia en educación tecnológica en el municipio de Riachão do Poço, Paraíba. La metodología utilizada fue la investigación cualitativa, en cuanto a los instrumentos de recolección de datos utilizamos entrevistas con la gestora escolar y observación de las organizaciones curriculares en las prácticas pedagógicas de la escuela, inserta en territorio campesino. Nuestros análisis se realizan de forma descriptiva de los recortes seleccionados de la entrevista. En la contemporaneidad la tecnología, y todas las transformaciones traídas por ellas, han sido parte de la vida de las personas, y la escuela no puede ignorar ese hecho, y dejar de ver y de echar mano de tal situación, para complementar el proceso educativo. El uso de la tecnología puede sí reforzar el proceso educativo, a través de Internet los estudiantes pueden presentar como es su vida en el campo, sus intereses y apuntar deseos a una escuela que involucra su realidad. Las tecnologías aseguran la difusión rápida de materias didácticas y de información de interés de los profesores, padres y alumnos además de proporcionar la construcción interdisciplinaria de informaciones producidas individualmente o colectivamente por parte de los alumnos y el desarrollo colaborativo de proyectos por parte de alumnos pertenecientes a escuelas diferentes , sitios y comunidades geográficamente alejadas ayudando así a la información a trascender los límites territoriales impuestos por las paredes de un aula. Los resultados apuntan que a pesar de existir una estructura con aparato tecnológico considerado referencia local, los equipos todavía son poco o infrautilizados y que la escuela necesita referenciar el estímulo, las acciones pedagógicas en su planificación institucional.
Palavras-chave: Educação do campo
Tecnologia
Educação tecnológica
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::TOPICOS ESPECIFICOS DE EDUCACAO::EDUCACAO RURAL
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal da Paraíba
Sigla da Instituição: UFPB
Departamento: Educação do Campo
Tipo de Acesso: Acesso aberto
Attribution-NoDerivs 3.0 Brazil
URI: http://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/
URI: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/14604
Data do documento: 15-Dez-2017
Aparece nas coleções:CE - TCC - Especialização em Educação do Campo

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