Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/14612
metadata.dc.type: TCC
Title: A importância do estágio obrigatório na formação do bibliotecário: estudo de caso na Biblioteca do Centro de Educação - UFPB
metadata.dc.creator: Silva, Joselene de Fátima Brito Da
metadata.dc.contributor.advisor1: Almeida, Alba Lígia de
metadata.dc.description.resumo: O estudo descreveu sobre o estágio curricular do Curso de Bacharelado em Biblioteconomia, realizado na Biblioteca Setorial do Centro de Educação da UFPB. Após o cumprimento das disciplinas que compõem a grade curricular do referido Curso, foi desenvolvido o estágio e através de uma metodologia exploratória, utilizando como instrumento de investigação a observação sistêmica, foram extraídas as informações para comporem o conteúdo dessa produção científica. Pode-se dizer que o estágio propiciou a observação do vínculo existente entre teoria e a prática. As atividades desenvolvidas naquela biblioteca foram substanciais para que o aprendizado não ficasse limitado a apenas a apreensão dos conteúdos vistos em sala de aula. Os aspectos que evidenciaram a relação entre teoria e prática durante o estágio foram refletidos na rotina relacionada ao desenvolvimento das coleções, bem como a questão da convivência interpessoal, convivência caracterizada pela interatividade existente entre os funcionários da Biblioteca do Centro de Educação da UFPB e o público que ali se faz presente, usufruindo dos conteúdos informacionais disponibilizados pela instituição. Conclui-se que o objetivo de propiciar a prática dos conhecimentos teóricos adquiridos durante o curso, promovendo dessa forma, um entrosamento do aluno com a instituição e iniciação ao trabalho científico foi nitidamente compensador e prazeroso. Tanto que a visão de ter a princípio o estágio como realmente obrigatório foi vencida pela convicção de que a escolha por essa graduação está diretamente vinculada as diferentes possibilidades que a Biblioteconomia tem a oferecer: administrar fisicamente bibliotecas, disseminar a informação e poder criar metodologias que facilitem a interação entre todos que de uma forma ou de outra tem a informação entre as suas diferentes e diversas formas de apresentação, como fonte de conhecimento interdisciplinar.
Abstract: The study described on the curricular course of Bachelor of Library Science, held in the Library Sector Education Center UFPB. After completion of the disciplines that make up the curriculum of this course, the stage and was developed through an exploratory methodology, using as a research tool systemic observation, we extracted information to compose content of this scientific production. It can be said that the stage allowed the observation of the link between theory and practice. The activities that were substantial library that learning would not be limited to only the seizure of the contents seen in the classroom. The aspects that showed the relationship between theory and practice during the internship were reflected in routine related to the development of the collections, as well as the question of coexistence interpersonal interaction characterized by interactivity between the officials of the Education Centre Library UFPB and public there is present, taking advantage of the informational content provided by the institution. We conclude that the objective of providing practice the theoretical knowledge acquired during the course, thereby promoting a rapport with the student and the institution initiating the scientific work was clearly rewarding and pleasurable. Both the vision to take the stage as the principle really required was won by the conviction that the choice of the degree is directly linked to the different possibilities that the Library has to offer: physically libraries manage, disseminate information and create methodologies to facilitate power interaction among all who in one way or another have the information between its various and diverse forms of presentation, as a source of interdisciplinary knowledge.
Keywords: Importância do estágio
Estágio curricular
Biblioteca
Biblioteconomia
metadata.dc.subject.cnpq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::CIENCIA DA INFORMACAO::BIBLIOTECONOMIA
metadata.dc.language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Publisher: Universidade Federal da Paraíba
metadata.dc.publisher.initials: UFPB
metadata.dc.publisher.department: Ciência da Informação
metadata.dc.rights: Acesso aberto
Attribution-NoDerivs 3.0 Brazil
metadata.dc.rights.uri: http://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/
URI: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/14612
Issue Date: 15-Feb-2013
Appears in Collections:CCSA - TCC - Biblioteconomia

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
JFBS06062019.pdf368,22 kBAdobe PDFView/Open


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons