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Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/14615
Tipo: TCC
Título: Os movimentos sociais na escola do campo: resgatando memórias e construindo cidadania através do conflito de Alagamar/PB
Autor(es): Silva, Luis Carlos Paulino da
Primeiro Orientador: Batista, Maria do Socorro Xavier
Resumo: Há mais de meio século que a Educação do Campo vem ganhando maior espaço nos debates acadêmicos, na parte teórica e na prática, principalmente, após os anos 1960, nas décadas de 1970 e 1980 por intermédio da realização dos diversos movimentos sociais que adentraram a realidade da sociedade brasileira. Este trabalho destina-se analisar alguns escritos que abordam a respeito do conflito dos Camponeses do Grande Alagamar como forma de resgatar memória deste movimento que se tornou conhecido a nível nacional por meio das características básicas do movimento pacifico e a contribuição na construção da cidadania dos jovens estudantes, familiares dos camponeses que participaram ativamente. Esta pesquisa praticamente surgiu a partir de uma prática do cargo docente e de uma vivência em Grupo de Jovens nas atividades religiosas, objetivando-se poder contribuir na perpetuação da memória dos episódios durante o conflito entre os camponeses moradores e foreiros das mais de 700 famílias que residiam nos 13 sítios dos 13.000 hectares que correspondiam ao território da Fazenda do Grande Alagamar, após a morte do latifundiário Sr. Aranaldo Maroja em 07 de novembro de 1975. O recorte histórico principal da pesquisa são os movimentos sociais deste conflito no assentamento, situado em maior parte no município de Salgado de São Félix-PB, movimento que teve apoio integral da CNBB, através do Arcebispo da Paraíba na época Dom José Maria Pires e outros religiosos. O Movimento social instaurado em Alagamar foi “símbolo da luta não violenta", consagrado assim por Dom Helder Câmara, apesar de intenso sofrimento através das incompreensíveis perseguições, inicialmente pelos Administradores, Sr. Arlindo Paulino e o do Dr. José Valdomiro Ribeiro Coutinho, em seguida pelos novos proprietários das fazendas. Motivos que nos instiga a vasculhar este passado, resgatando a memória e realizando uma prática educativa por uma pesquisa ação com a participação de vinte e três alunos da turma do nono ano do Ensino Fundamental da Escola Estadual E.F.M. Arnaldo Maroja através dos escritos populares que registram os fatos em panfletos de cordel, textos do Hino e da Cantata de Alagamar, mediante o grande exemplo de luta ou lição de vida dos camponeses, percebendo-se uma mudança na visão conceitual dos alunos, mediante o conhecimento dos fatos, contribuindo assim na construção da cidadania dos jovens estudantes e também camponeses.
Abstract: For more than half a century, field education has been gaining more space in academic debates, in the theoretical and practical part, especially after the 1960s, in the 1970s and 1980s through the realization of the various social movements that have penetrated reality of Brazilian society. This paper aims to analyze some writings that deal with the conflict of the Peasants of the Great Alagamar as a way to rescue the memory of this movement that became known at national level through the basic characteristics of the Pacific movement and the contribution in the construction of the citizenship of the young students, relatives of the peasants who participated actively. This research practically arose from a practice of the teaching position and an experience in Youth Group in the religious activities, aiming to contribute to the perpetuation of the memory of the episodes during the conflict between the peasants living and the owners of the more than 700 families who resided in the 13 sites of the 13,000 hectares that corresponded to the territory of Fazenda do Grande Alagamar after the death of the landlord Mr. Aranaldo Maroja on November 7, 1975. The main historical cut of the research are the social movements of this conflict in the settlement, located in mostly in the municipality of Salgado de São Félix-PB, a movement that had full support from the CNBB, through the Archbishop of Paraíba at the time Dom José Maria Pires and other religious. The Social Movement established in Alagamar was "a symbol of nonviolent struggle", consecrated by Dom Helder Câmara, despite intense suffering through incomprehensible persecution, initially by the Directors, Mr. Arlindo Paulino and Dr. José Valdomiro Ribeiro Coutinho, in followed by the new owners of the farms.Activities that instigate us to search this past, rescuing the memory and carrying out an educational practice by an action research with the participation of twenty-three students of the ninth grade class of the Elementary School of the EFM State School Arnaldo Maroja through the popular writings that record the facts in cordel pamphlets, texts of the Hymn and the Cantata of Alagamar, through the great example of struggle or life lesson of the peasants, perceiving a change in the conceptual vision of the students, through the knowledge of the facts, thus contributing to the construction of the citizenship of young students and also peasants.
Palavras-chave: Educação do campo
Escola do campo
Movimentos sociais
Cidadania
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::TOPICOS ESPECIFICOS DE EDUCACAO::EDUCACAO RURAL
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal da Paraíba
Sigla da Instituição: UFPB
Departamento: Educação do Campo
Tipo de Acesso: Acesso aberto
Attribution-NoDerivs 3.0 Brazil
URI: http://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/
URI: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/14615
Data do documento: 8-Fev-2018
Aparece nas coleções:CE - TCC - Especialização em Educação do Campo

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