Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/14622
Tipo: | TCC |
Título: | As práticas pedagógicas para a infância na escola do campo |
Autor(es): | Maciel, Diângela Cardoso |
Primeiro Orientador: | Batista, Maria do Socorro Xavier |
Resumo: | Este trabalho monográfico do Curso de Pós-Graduação Especialização em Educação do Campo teve por objeto de estudo as práticas pedagógicas para a infância na escola do campo, desenvolvidas pelas professoras da Educação Infantil da Pré-escola da Escola Municipal de Educação Infantil e Ensino Fundamental Marino Eleotério do Nascimento. A pesquisa foi realizada com a finalidade de confrontar o discurso teórico e a realidade vivenciada em um ambiente de experiências de professores que atuam em uma escola no campo. Os objetivos específicos foram contextualizar historicamente o processo de atendimento institucional destinado às crianças pequenas; identificar como o educador desempenha suas práticas pedagógicas. A investigação se apoiou uma pesquisa qualitativa, que efetivou a partir de uma pesquisa-ação que realizou oficinas pedagógicas com as educadoras. Outro instrumento de construção dos dados se deu através da observação de aulas de Educação Infantil e de questionários aplicados às professoras e ao gestor escolar. Os dados coletados foram analisados a partir do método da análise de conteúdo de Bardin (1977). Como referencial teórico, utilizou-se a contribuição acadêmica de autores que tratam da temática da Educação do Campo e da Educação Infantil. Os resultados mostraram o desconhecimento das educadoras em relação aos documentos da política de Educação Infantil e consequentemente práticas pedagógicas em geral em desacordo com elas, o que aponta para a necessidade de construção de uma proposta de práticas pedagógicas voltadas a realidade do campo e em consonância com os documentos das Diretrizes curriculares nacionais para a Educação Infantil. |
Abstract: | This monographic work of the Postgraduate Specialization Course in Field Education had as object of study pedagogical practices for childhood at the country school, developed by the teachers of Early Childhood Education of Escola Municipal de Educação Infantil e Ensino Fundamental Marino Eleotério do Nascimento. The research was carried out with the purpose of confronting the theoretical discourse and the lived reality in an environment of experiences of teachers who work in a country school. The specific objectives were contextualize the process of institutional care for young children; identify how the educator performs his pedagogical practices. The research supported a qualitative research which resulted from an action research that carried out pedagogical workshops with the educators. Another instrument of data construction occurred through the observation of classes of Child education and of questionnaires applied to the teachers and to the school manager. The data collected were analyzed using the Bardin (1977) content analysis method. As theoretical reference, the authors' academic contribution was used which deal with the theme of Field Education and Early Childhood Education. The results showed the ignorance of the educators in relation to the documents of the policy of Early Childhood Education, and consequently pedagogical practices in general at odds with them, which points to the need to construct a proposal of pedagogical practices focused on the reality of the field and in consonance with the documents of the National Curriculum Guidelines for Early Childhood Education. |
Palavras-chave: | Educação infantil Práticas pedagógicas Escola do campo Educação do campo |
CNPq: | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::TOPICOS ESPECIFICOS DE EDUCACAO::EDUCACAO RURAL |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editor: | Universidade Federal da Paraíba |
Sigla da Instituição: | UFPB |
Departamento: | Educação do Campo |
Tipo de Acesso: | Acesso aberto Attribution-NoDerivs 3.0 Brazil |
URI: | http://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/ |
URI: | https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/14622 |
Data do documento: | 11-Dez-2017 |
Aparece nas coleções: | CE - TCC - Especialização em Educação do Campo |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
DCM24012018.pdf | 1,73 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Este item está licenciada sob uma
Licença Creative Commons