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metadata.dc.type: TCC
Title: A educação étnico-racial em escola do campo: um processo em construção
metadata.dc.creator: Oliveira, Luciano de Jesus
metadata.dc.contributor.advisor1: Farias, Severina Andréa Dantas de
metadata.dc.description.resumo: A presente monografia teve como objetivo principal analisar as relações étnico-raciais no currículo escolar, a partir da Lei 10.639/03 em uma escola do campo no município de Sobrado-PB. A fundamentação teórica baseou-se segundo Valentin e Backes (2008), Domingues (2008), Fernandes (2008), Fonseca (2002), Lopes (2013), dentre outros autores e na LDB (BRASIL, 1996), e na BNCC (BRASIL, 2017), dentre outros, visando contribuir com a aplicabilidade da lei 10.639/03 na referida Instituição de ensino. Quanto a metodologia da pesquisa, caracterizou-se por ser uma pesquisa qualitativa, do tipo pesquisa-ação, com coleta de dados a partir de entrevistas realizadas nos meses de outubro e novembro de 2017. Para conhecermos a realidade escolar e se existia uma preocupação com a educação étnico-racial na Instituição participante, realizamos um período de intervenção com intuito de discutirmos uma proposta didática voltada para educação étnico-racial que atendeu a lei 10.639/03, uma vez que a instituição pesquisada não contempla em seu projeto político curricular as perspectivas da referida lei. No desenvolvimento desta pesquisa, buscamos em um primeiro momento delinear a trajetória histórica do negro/a na sociedade brasileira no período de descobrimento Brasil e pós-abolição da escravatura, bem como o processo de escolarização e as rupturas de acesso da pessoa negra no espaço escolar. Em um segundo momento analisamos a Lei 10.639/03 e os desafios de sua aplicabilidade, bem como as conquistas no tocante a políticas públicas seguido do terceiro e último momento que foi dada ênfase a análise dos resultados a partir da escola campo da pesquisa. Assim, concluímos que a realidade educacional da escola investigada necessita descontruir estereótipos que não condizem com uma educação que busca o principio de equidade e que precisamos discutir muito as relações dentro da escola para podermos ter um ensino escolarizado que respeite as diferenças.
Abstract: The main objective of this monograph was to analyze ethnic-racial relations in the school curriculum, starting from Law 10.639 / 03 in a rural school in the municipality of Sobrado-PB. The theoretical basis was based on Valentin and Backes (2008), Domingues (2008), Fernandes (2008), Fonseca (2002), Lopes (2013), among others and LDB (BRASIL, 1996) and BNCC BRAZIL, 2017), among others, aiming to contribute to the applicability of Law 10.639 / 03 in said Educational Institution. As for the research methodology, it was characterized as a qualitative research, of the research- action type, with data collection from interviews conducted in October and November 2017. To know the school reality and if there was a concern with ethnic-racial education in the participating institution, we conducted a period of intervention in order to discuss a didactic proposal for ethnic-racial education that complied with Law 10.639 / 03, since the institution studied does not contemplate in its curricular political project the perspectives of that law. In the development of this research, we first sought to delineate the historical trajectory of the blacks in Brazilian society in the period of Brazil's discovery and post-abolition of slavery, as well as the schooling process and the black person's access ruptures in the school space. In a second moment we analyzed Law 10.639 / 03 and the challenges of its applicability as well as the achievements with regard to public policies followed the third and last moment we were given emphasis on the analysis of results from the school field of research. Thus, we conclude that the educational reality of the investigated school needs to deconstruct stereotypes that do not correspond to an education that seeks the principle of equity and that we need to discuss the relationships within the school a lot so that we can have a schooling that respects differences.
Keywords: Educação do campo
Relação étnico-racial
Ensino fundamental
metadata.dc.subject.cnpq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::TOPICOS ESPECIFICOS DE EDUCACAO::EDUCACAO RURAL
metadata.dc.language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Publisher: Universidade Federal da Paraíba
metadata.dc.publisher.initials: UFPB
metadata.dc.publisher.department: Educação do Campo
metadata.dc.rights: Acesso aberto
Attribution-NoDerivs 3.0 Brazil
metadata.dc.rights.uri: http://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/
URI: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/14623
Issue Date: 14-Feb-2017
Appears in Collections:TCC - Especialização em Educação do Campo

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