Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/14643
metadata.dc.type: TCC
Title: Projeto inventar com a diferença: uma experiência de fortalecimento das práticas educativas do campo na Escola Municipal José Albino Pimentel
metadata.dc.creator: Pires, Maria do Socorro Arruda Diniz
metadata.dc.contributor.advisor1: Lima, Francisca Alexandre de
metadata.dc.description.resumo: O presente trabalho registra a versão referente ao percurso e resultado da investigação ao Projeto Inventar com a Diferença no fortalecimento das práticas educativas da educação do campo na EMEIFJAP no município de Conde. A pesquisa ocorreu de março a novembro de 2017 sendo construída de fase exploratória, seguida do trabalho de campo e culminando na organização, classificação e análise dos dados. Traz nesta sistematização uma estrutura dividida em quatro pontos que dialogam, formando o todo do trabalho. O primeiro ponto, a introdução, discorre acerca do conceito de práticas educativas e escola do campo. O segundo apresenta a fundamentação teórica, que está subdivida em três eixos: 2.1, traz o conceito de Projeto Político Pedagógico (PPP), ressaltando a sua importância no fazer educativo. 2.2, fala acerca do Projeto Inventar com a Diferença destacando sua origem e implementação em âmbito nacional. 2.3, apresenta o conceito e os princípios da Educação do Campo e a relevância dessa compreensão na prática educativa, para valorização da cultura campesina. O terceiro ponto é referente ao percurso metodológico e análise dos dados, com três subdivisões interligados aos eixos da fundamentação teórica, desta feita, mostrando como se deu a pesquisa e como os objetivos estabelecidos para investigação do objeto foram sendo vivenciados. 3.1 O PPP como revelador da prática educativa na Escola Municipal de Educação Infantil e Ensino Fundamental (EMEIFJAP). 3.2, O Projeto Inventar com a Diferença sua implementação, execução e influencia na prática Educativa da EMEIFJAP 3.3 Projeto Inventar com a Diferença uma experiência de prática educativa, fortalecimento dos princípios da Educação do Campo e valorização da cultura campesina na EMEIFJAP. O quarto são as considerações finais, em que se destaca o jeito próprio que a Escola Municipal de Ensino Infantil e Fundamental José Albino Pimentel no município do Conde vem construindo sua prática educativa, na sua relação com o Projeto Inventar com a Diferença, dando passos na concretização, contribuição e relevância do projeto, como prática educativa para valorização da cultura campesina.
Abstract: The present work registers the version referring to the course and result of the investigation to the Inventar with the Difference Project in the strengthening of educational practices of the field education in EMEIFJAP in the municipality of Conde. The research was carried out from March to November of 2017, being constructed of exploratory phase, followed by the field work and culminating in the organization, classification and analysis of the data. It brings in this systematization a structure divided into four points that dialogue, forming the whole of the work. The first point, the introduction, discusses the concept of educational practices and school of the field. The second presents the theoretical foundation, which is subdivided into three axes: 2.1, brings the concept of Political Pedagogical Project (PPP), highlighting its importance in the educational process. 2.2, talks about the Invent with Difference Project highlighting its origin and implementation at the national level. 2.3, presents the concept and principles of Field Education and the relevance of this understanding in educational practice, for the valorization of peasant culture. The third point refers to the methodological course and data analysis, with three subdivisions interconnected to the axes of the theoretical foundation, this time, showing how the research was done and how the objectives established for the investigation of the object were being experienced. 3.1 The PPP as a revealing of the educational practice in the Municipal School of Early Childhood Education and Elementary Education (EMEIFJAP). 3.2 The Project Inventing with Difference its implementation, execution and influence in the educational practice of EMEIFJAP 3.3 Project Inventing with Difference an experience of educational practice, strengthening of the principles of Field Education and valorization of peasant culture in EMEIFJAP. The fourth is the final considerations, highlighting the own way that the Municipal School of Infantile and Fundamental Education José Albino Pimentel in the municipality of Conde has been building its educational practice, in its relation with the Inventing with Difference Project, taking steps in the concretization, contribution and relevance of the project, as an educational practice for the valorization of peasant culture.
Keywords: Práticas educativas
Projeto Político Pedagógico
Educação do campo
metadata.dc.subject.cnpq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
metadata.dc.language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Publisher: Universidade Federal da Paraíba
metadata.dc.publisher.initials: UFPB
metadata.dc.publisher.department: Educação do Campo
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
Attribution-NoDerivs 3.0 Brazil
metadata.dc.rights.uri: http://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/
URI: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/14643
Issue Date: 15-Dec-2017
Appears in Collections:TCC - Especialização em Educação do Campo

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
MSADP30012018.pdf581,08 kBAdobe PDFView/Open


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons