Skip navigation

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/14678
Tipo: TCC
Título: Adoção de ferramentas de inteligência organizacional no grupo de pesquisa “Informação, Aprendizagem e Conhecimento”
Autor(es): Leal, Sabrina Bezerra.
Primeiro Orientador: Duarte, Emeide Nóbrega.
Resumo: Sob a perspectiva da Ciência da Informação (CI) como uma ciência interdisciplinar, inclusive com a Biblioteconomia e a Administração, tem-se observado o progresso em pesquisas sobre gestão da informação, gestão do conhecimento e inteligência competitiva. Neste contexto, a pesquisa tem como foco a informação, a aprendizagem organizacional e o conhecimento contribuindo para conceituar a inteligência competitiva, ao utilizar autores que explicam essa relação integralmente. A pesquisa apresenta como objetivo geral, a análise do ambiente de atuação do grupo de pesquisa "Informação, Aprendizagem e Conhecimento (GIACO)" com vistas a sua consolidação, viabilizando a busca de novas oportunidades e inovação. Para o cumprimento do objetivo geral realizou-se o monitoramento ambiental, diagnosticando o momento em que se encontrava o grupo, por meio das quatro variáveis da análise SWOT (Pontos Fortes, Pontos Fracos, Oportunidades e Ameaças). Para a solução dos problemas levantados, utilizou-se a Técnica de Grupo Nominal. Caracterizada como pesquisa-ação, de natureza qualitativa, envolveu os participantes do GIACO. Após a coleta de dados, junto aos participantes do grupo, foram identificadas as propostas e repercussões dos Grupos de Pesquisa em Inteligência Organizacional e Competitiva na área de CI. A partir da análise e síntese dos dados coletados, os resultados obtidos foram sistematizados em quadros, permitindo concluir que a pesquisa obteve êxito ao identificar as ações inteligentes, por meio da Técnica de Cenário, para o fortalecimento e consolidação do GIACO.
Abstract: From the perspective of Information Science (IS) as an interdisciplinary science, including the Librarianship and Administration, it is possible to perceive a progress in researches about information management, knowledge management and competitive intelligence. In this conxtex, the research focuses the information, organizational learning and knowledge contributing to conceptualize the competitive intelligence, using authors who explain this fully relation. This work presents, as general goal, the analysis of workplace of research group of “Information, Learning and Knowledge (GIACO)” intending its consolidation, enabling to search for new opportunities and innovation. To fulfill the general goal it was made the workplace monitoring, identifying the moment at which the group was there, through the four variables of SWOT analysis (Strengths, Weaknesses, Opportunities and Threats). To solve the concerns at issue, it was used the Nominal Group Technique. It is characterized as action research, qualitative, involving the participants of GIACO. After collecting data, with the participants of the group, proposals and their repercussions on the Research Groups in Organizational and Competitive Intelligence in the IS area were identified. From analysis and synthesis of data collected, the results were organized in frames, which allowed to conclude that the research was successful to identify intelligent actions, through the Scenery Technique for strengthening and consolidation of GIACO.
Palavras-chave: Ciência da Informação
Gestão da Informação
Gestão do Conhecimento
Aprendizagem organizacional
Conhecimento
Análise SWOT
Inteligência Competitiva
Informação
Grupo Informação, Aprendizagem e Conhecimento (GIACO)
CNPq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::CIENCIA DA INFORMACAO::BIBLIOTECONOMIA
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal da Paraíba
Sigla da Instituição: UFPB
Departamento: Ciência da Informação
Tipo de Acesso: Acesso aberto
Attribution-NoDerivs 3.0 Brazil
URI: http://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/
URI: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/14678
Data do documento: 6-Mar-2015
Aparece nas coleções:CCSA - TCC - Biblioteconomia

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
SBL10062019.pdf774,82 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons