Skip navigation

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/14697
Tipo: TCC
Título: Não dobre a folha do livro, dobre os seus conhecimentos: um ato de preservar a informação utilizando o marketing como aliada
Autor(es): Lopes, Jefferson Ferreira
Primeiro Orientador: Silva, Ismaelly Batista dos Santos
Resumo: A falta de cuidado com o livro pode causar danos irreversíveis, provocando a diminuição de sua durabilidade. Nessa perspectiva a conservação preventiva tem a responsabilidade de oferecer ações que prevejam a redução de vetores ou mesmo retardo da deterioração e assim oferecendo melhores condições de proteção aos acervos. A pesquisa em tela, tem por objetivo analisar campanhas educativas sobre a preservação documental na busca de conscientizar os usuários da biblioteca do Centro de Ciências Exatas e da Natureza (CCEN) da Universidade Federal da Paraíba – UFPB, quanto a importância dos cuidados a serem tomados para além de preservar, prolongar a vida do material utilizado diariamente por centenas de usuários. Em observância ao alcance dos objetivos, os procedimentos metodológicos seguiram a proposta da pesquisa exploratória numa abordagem quanti-qualitativa, tendo como instrumento de coleta de dados, o questionário e exposição. Os resultados da pesquisa revelam que na perspectiva dos usuários as campanhas educativas, tem um papel importante na construção da consciência humana, contribuindo assim no repensar de suas atitudes indevidas com o manuseio dos materiais bibliográficos. O estudo abordado levou aos usuários a reflexão de que o ato de preservar deve ser uma preocupação frequente para aqueles que usufruem do acervo da biblioteca do CCEN/UFPB. Entretanto, alcançou uma nova visão para à temática na preservação e conservação de acervos, aliando-se com o marketing na possibilidade de pesquisas futuras. Concluindo-se que esta pesquisa incentive outras instituições a utilizar de campanhas educativas na busca de orientar seus usuários enquanto ao uso correto do livro, uma vez que se trata de um bem coletivo.
Abstract: The care lack with the book can cause irreversible damages, provoking the decrease of his/her durability. In that perspective the preventive conservation has the responsibility of offering actions to foresee the reduction of vectors or even retard of the deterioration and like this offering better protection conditions to the collections. The research in screen, has for objective to analyze educational campaigns about the documental preservation in the search of becoming aware the users of the library of the Center of Sciences Exact and of the Nature (CCEN) of the Federal University of Paraíba - UFPB, as the importance of the cares the they be taken for besides preserving, to prolong the life of the material used daily by hundreds of users. To reach the objectives of this study, the methodological procedures followed the proposal of the exploratory research and descriptive approach in a quantitative-qualitative approach, having a questionnaire as instrument of data. The research results shows that educational campaigns, in the perspective of the users, has an important construction of human consciousness, contributing to rethink their attitudes with the handling of bibliographic materials. The approached study took to the users the reflection that the action of preserving should be a frequent concern for those that enjoy the collection of the library of CCEN / UFPB. However, it reached a new vision for to the theme in the preservation and conservation of collections, allying with the marketing in the possibility of future researches. It is ended that this research motivates other institutions to use of educational campaigns in the search of guiding their users while to the correct use of the book, once it is a very collective one.
Palavras-chave: Preservação da informação
Preservação de acervos
Preservação documental
Marketing
Marketing na Biblioteconomia
CNPq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::CIENCIA DA INFORMACAO::BIBLIOTECONOMIA
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal da Paraíba
Sigla da Instituição: UFPB
Departamento: Ciência da Informação
Tipo de Acesso: Acesso aberto
Attribution-NoDerivs 3.0 Brazil
URI: http://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/
URI: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/14697
Data do documento: 5-Dez-2017
Aparece nas coleções:CCSA - TCC - Biblioteconomia

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
JFL12062019.pdf2,39 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons