Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/14697| Tipo: | TCC |
| Título: | Não dobre a folha do livro, dobre os seus conhecimentos: um ato de preservar a informação utilizando o marketing como aliada |
| Autor(es): | Lopes, Jefferson Ferreira |
| Primeiro Orientador: | Silva, Ismaelly Batista dos Santos |
| Resumo: | A falta de cuidado com o livro pode causar danos irreversíveis, provocando a diminuição de sua durabilidade. Nessa perspectiva a conservação preventiva tem a responsabilidade de oferecer ações que prevejam a redução de vetores ou mesmo retardo da deterioração e assim oferecendo melhores condições de proteção aos acervos. A pesquisa em tela, tem por objetivo analisar campanhas educativas sobre a preservação documental na busca de conscientizar os usuários da biblioteca do Centro de Ciências Exatas e da Natureza (CCEN) da Universidade Federal da Paraíba – UFPB, quanto a importância dos cuidados a serem tomados para além de preservar, prolongar a vida do material utilizado diariamente por centenas de usuários. Em observância ao alcance dos objetivos, os procedimentos metodológicos seguiram a proposta da pesquisa exploratória numa abordagem quanti-qualitativa, tendo como instrumento de coleta de dados, o questionário e exposição. Os resultados da pesquisa revelam que na perspectiva dos usuários as campanhas educativas, tem um papel importante na construção da consciência humana, contribuindo assim no repensar de suas atitudes indevidas com o manuseio dos materiais bibliográficos. O estudo abordado levou aos usuários a reflexão de que o ato de preservar deve ser uma preocupação frequente para aqueles que usufruem do acervo da biblioteca do CCEN/UFPB. Entretanto, alcançou uma nova visão para à temática na preservação e conservação de acervos, aliando-se com o marketing na possibilidade de pesquisas futuras. Concluindo-se que esta pesquisa incentive outras instituições a utilizar de campanhas educativas na busca de orientar seus usuários enquanto ao uso correto do livro, uma vez que se trata de um bem coletivo. |
| Abstract: | The care lack with the book can cause irreversible damages, provoking the decrease of his/her durability. In that perspective the preventive conservation has the responsibility of offering actions to foresee the reduction of vectors or even retard of the deterioration and like this offering better protection conditions to the collections. The research in screen, has for objective to analyze educational campaigns about the documental preservation in the search of becoming aware the users of the library of the Center of Sciences Exact and of the Nature (CCEN) of the Federal University of Paraíba - UFPB, as the importance of the cares the they be taken for besides preserving, to prolong the life of the material used daily by hundreds of users. To reach the objectives of this study, the methodological procedures followed the proposal of the exploratory research and descriptive approach in a quantitative-qualitative approach, having a questionnaire as instrument of data. The research results shows that educational campaigns, in the perspective of the users, has an important construction of human consciousness, contributing to rethink their attitudes with the handling of bibliographic materials. The approached study took to the users the reflection that the action of preserving should be a frequent concern for those that enjoy the collection of the library of CCEN / UFPB. However, it reached a new vision for to the theme in the preservation and conservation of collections, allying with the marketing in the possibility of future researches. It is ended that this research motivates other institutions to use of educational campaigns in the search of guiding their users while to the correct use of the book, once it is a very collective one. |
| Palavras-chave: | Preservação da informação Preservação de acervos Preservação documental Marketing Marketing na Biblioteconomia |
| CNPq: | CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::CIENCIA DA INFORMACAO::BIBLIOTECONOMIA |
| Idioma: | por |
| País: | Brasil |
| Editor: | Universidade Federal da Paraíba |
| Sigla da Instituição: | UFPB |
| Departamento: | Ciência da Informação |
| Tipo de Acesso: | Acesso aberto Attribution-NoDerivs 3.0 Brazil |
| URI: | http://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/ |
| URI: | https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/14697 |
| Data do documento: | 5-Dez-2017 |
| Aparece nas coleções: | CCSA - TCC - Biblioteconomia |
Arquivos associados a este item:
| Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
|---|---|---|---|---|
| JFL12062019.pdf | 2,39 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Este item está licenciada sob uma
Licença Creative Commons
