Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/14714
Tipo: | TCC |
Título: | Práticas de promoção da leitura em bibliotecas escolares da rede privada de João Pessoa - PB |
Autor(es): | Albuquerque, Sueleide Teixeira da Silva. |
Primeiro Orientador: | Paiva, Eliane Bezerra. |
Resumo: | Na sociedade brasileira, a leitura tem importante papel, quando se trata de entender o mundo e de viabilizar a participação social e o exercício da cidadania. Trata-se de uma pesquisa do tipo exploratório e descritivo, com abordagens quantitativa e qualitativa, cujo objetivo geral foi o de investigar as práticas de promoção da leitura desenvolvidas por bibliotecários/as em bibliotecas escolares da rede privada da cidade de João Pessoa/PB. Os procedimentos metodológicos incluíram, além de revisão da literatura sobre esses/as profissionais, a mediação da leitura e a biblioteca escolar, para dar suporte teórico à pesquisa, e a aplicação de um questionário com as bibliotecárias de três bibliotecas escolares da cidade de João Pessoa/PB. Os procedimentos de análise dos dados ancoraram-se na Análise de Conteúdo de Bardin. Os resultados alcançados indicaram que há uma diversidade de práticas de leitura que são desenvolvidas nas escolas e alcançam os objetivos pretendidos e extrapolam as práticas indicadas na literatura pertinente. Ao desenvolver tais práticas, as bibliotecárias envolvem a comunidade escolar e a família, o que colabora para estreitar os laços entre a biblioteca e a comunidade por meio da leitura. |
Abstract: | In our society, reading has an important role when it comes to understanding the world, as well as facilitating social participation and the exercise of citizenship. The present work is an exploratory and descriptive research, with quantitative and qualitative approaches, whose general objective is to investigate the practices of reading promotion developed by the librarians in school libraries of the private network of the city of João Pessoa/PB. The methodological procedures included, in addition to reviewing the literature on the librarian, reading mediation and school library, to provide theoretical support for the research, it also covered the questionnaire application to the librarians of three school libraries in the city of João Pessoa/PB and data analysis procedures were anchored in the Bardin Content Analysis. The results achieved in the research point to a multiplicity of reading promotion practices that are developed in schools. It is concluded that the reading promotion practices developed in the school libraries involved in the study are diversified, reach the desired objectives and extrapolate the practices indicated in the relevant literature. In developing such practices, librarians involve the school community and the family collaborating to strengthen the bonds between library and community through reading. |
Palavras-chave: | Biblioteca escolar Leitura Incentivo à leitura Bibliotecas particulares Mediação de leitura Bibliotecário Bibliotecárias |
CNPq: | CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::CIENCIA DA INFORMACAO::BIBLIOTECONOMIA |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editor: | Universidade Federal da Paraíba |
Sigla da Instituição: | UFPB |
Departamento: | Ciência da Informação |
Tipo de Acesso: | Acesso aberto Attribution-NoDerivs 3.0 Brazil |
URI: | http://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/ |
URI: | https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/14714 |
Data do documento: | 24-Dez-2017 |
Aparece nas coleções: | CCSA - TCC - Biblioteconomia |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
STSA12062019.pdf | 1,68 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Este item está licenciada sob uma
Licença Creative Commons