Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/14735
metadata.dc.type: TCC
Title: Os desafios da permanência de estudantes LGBT na universidade: uma perspectiva da diversidade sexual no curso de Pedagogia
metadata.dc.creator: Santos, Jailson Batista dos
metadata.dc.contributor.advisor1: Araújo, Edineide Jezine Mesquita
metadata.dc.description.resumo: Este trabalho aborda a temática os desafios da permanência de estudantes LGBT na universidade: uma perspectiva da diversidade sexual no curso de Pedagogia - Educação do Campo. Tem como objetivo, analisar os elementos que constituem os atuais desafios para permanência desses estudantes no referido curso, na Universidade Federal da Paraíba, considerando a orientação sexual como uma variável relevante, em que, ao gerar ao não processos de exclusão, pode estar intrínseca às condições de permanência na universidade. O trabalho dialoga com as pesquisas do Grupo de Estudos e Pesquisa em Educação Superior e Sociedade (GEPES/NEPES/PIBIC), cujos debates realizados pelo grupo versam sobre a problemática do acesso e permanência de estudantes em situação de vulnerabilidade social no ensino superior nos anos 2000. A temática do trabalho atende sob a justificativa de que a LGBTfobia vem sendo alarmante nos últimos anos, gerando transtornos psíquicos, educacionais, e sociais irreparáveis, tendo a permanência nos espaços educacionais ameaçada (FERREIRA, 2015). Nesse sentido, levanta-se a seguinte problemática: Quais os atuais desafios enfrentados pelos estudantes LGBT em relação a permanência no curso? Qual a relação entre a condição de ser LGBT com as condições de permanência na universidade? Como se configura a permanência desses estudantes na universidade frente aos processos de exclusão? Para tanto, utiliza-se da metodologia qualitativa apoiado em dados estatísticos. A técnica utilizada é dividida em duas etapas: a primeira em formato de questionário, aplicado por e-mail eletrônico aos estudantes, e a segunda através de entrevista semiestruturada com três estudantes LGBT do curso Pedagogia – Educação do Campo. O trabalho fundamenta-se nos estudos desenvolvidos por Bourdieu (1998) sobre poder simbólico, em que, discute os capitais: social, cultual e econômico que segundo ele, refletem nas condições de vida dos indivíduos. No tocante aos resultados, a análise possibilitou inferir que a permanência se configura como um ato de resistência, frente aos processos de exclusão. Contudo, apesar das situações de vulnerabilidade social, os estudantes vêm superando os desafios de permanecer na universidade, e atrelam isso à forte identificação pelo curso.
Abstract: This work aims to analize the elements that constitute the current challenges for LGBT students remain in Pedagogy – Field Education Course at Universidade Federal da Paraiba. It’s an analysis in sexual diversity perspective, considering sexual orientation as a relevant variable, that as generating or not exclusion processes, can be intrisic to the remain conditions in the referred course. The work dialogue with the researches of de Estudos e Pesquisa em Educação Superior e Sociedade (GEPES/NEPES/PIBIC), whose debates fomented by the group were from inside a scenario, in which, one processes the students in a socially vulnerable situation enter and remain in higher education in the 2000s. In these ways, raises the following issue: What are the current challenges faced LGBT students about the Pedagogy- Field Education Course? What’s the relationship between the condition of being LGBT and the remain conditions at the university? How is configured these students university remain? The choice of the research object uses the justification of that the homophobia has been alarming last years, generating irreparable emotional, educational and social disturbances, being the educational spaces remain under threat (FERREIRA, 2015). Therefore, a qualitative methodology based on statistical data is used. The technique used is divided into two stages: the first one is in the formo f a questionnaire, that was applied through electronic e-mail to the students, and teh second one through semistructured interview with three LGBT students from Pedagogy- Field Education course. The work is based on the studies developed by Bourdieu (1998) about sociology and education, whose analysis characterize the symbolic power, in which, discuss the socila, cultural and economic capital, that he says reflect in the conditions of human life. As regards the results, the analysis enabled a reflection on the exclusion processes, in which, despite the social vulnerability situations, the students have been overcoming the challenges of remanining at the university, and they correlate it to the strong identification with the course.
Keywords: Estudantes LGBT
Curso superior - permanência
Ensino - Universidade Federal da Paraíba
metadata.dc.subject.cnpq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
metadata.dc.language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Publisher: Universidade Federal da Paraíba
metadata.dc.publisher.initials: UFPB
metadata.dc.publisher.department: Educação do Campo
metadata.dc.rights: Acesso aberto
Attribution-NoDerivs 3.0 Brazil
metadata.dc.rights.uri: http://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/
URI: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/14735
Issue Date: 13-Jun-2017
Appears in Collections:TCC - Pedagogia do Campo

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
JBS19072017.pdf1,22 MBAdobe PDFView/Open


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons