Skip navigation

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/14738
Tipo: TCC
Título: A contribuição do lúdico para o desenvolvimento cognitivo de pessoas com Síndrome de Down: perspectiva de profissionais atuantes
Autor(es): Souza, Hayssa Arruda de
Primeiro Orientador: Assis, Geovaní Soares de
Resumo: O artigo ora apresentado foi construído a partir de uma pesquisa de campo que objetivou investigar as contribuições do lúdico no desenvolvimento cognitivo da pessoa Down a partir da perspectiva de profissionais atuantes. Tendo como objetivos específicos identificar as atividades lúdicas utilizadas pelos profissionais para o desenvolvimento cognitivo da pessoa Down, descrever a finalidade das atividades lúdicas citadas, como também analisar a contribuição das atividades lúdicas para o desenvolvimento Down. Para a construção do presente artigo foi realizada uma entrevista estruturada com profissionais de diversas áreas, de uma instituição que trabalha com pessoas deficientes. Com base na literatura e nos dados coletados junto aos profissionais, observamos que a teoria e a prática corroboram entre si, reafirmando a importância do lúdico para o desenvolvimento da pessoa Down.
Abstract: The presented article was built from a field research to investigate the contribution of playful on the cognitive development on a person who has Down syndrome from the perspective of the professionals that act in the area. It had, as specific objectives, to identify the playful activities used by the professionals to the cognitive development of a person with Down, to describe the goal of these playful activities and also analyze the contribution of these activities to the development of Down. To build this article an interview was done, structured with professionals of several areas, of an institution the works with disabled people. Based on the literature and the data collected from the professionals we observed that the theory and practice corroborate each other, confirming the importance of the playful to the development of people that has Down Syndrome.
Palavras-chave: Desenvolvimento cognitivo
Lúdico - jogos e brincadeiras
Síndrome de Down
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::TOPICOS ESPECIFICOS DE EDUCACAO::EDUCACAO ESPECIAL
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal da Paraíba
Sigla da Instituição: UFPB
Departamento: Psicopedagogia
Tipo de Acesso: Acesso aberto
Attribution-NoDerivs 3.0 Brazil
URI: http://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/
URI: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/14738
Data do documento: 12-Fev-2015
Aparece nas coleções:CE - TCC - Psicopedagogia

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
HAS10032015.pdf411,27 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons