Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/14745
metadata.dc.type: TCC
Title: Os significados do ser professor e do ser aluno compartilhados na cibercultura
metadata.dc.creator: Vasconcelos, Patrícia Fernanda de Souza
metadata.dc.contributor.advisor1: Silva, Lebiam Tamar Gomes
metadata.dc.description.resumo: As tecnologias digitais participam dos processos sociais, desse modo, a aprendizagem mediada por computador surge como possibilidade não de substituição da prática pedagógica, mas, de ampliação das oportunidades de atualização ao promover a interação entre as pessoas e permitir que se conectem e desconectem, experimentando inúmeras possibilidades de imersão nos espaços virtuais, num processo contínuo de intercâmbio de informações e trocas socioculturais. As mídias sociais tem se mostrado como recursos propícios ao desenvolvimento de aspectos culturais por grupos que se relacionam, trocam informações, significados na vida real e/ou virtual. Esta pesquisa objetiva analisar os significados reproduzidos e compartilhados para os estereótipos de professor e de aluno em espaços virtuais. A metodologia adotada baseia-se em estudos sob a perspectiva da etnografia virtual, de acordo com Fragoso (2011), Iglesias (2007), Rocha e Montardo (2005), Montardo e Passerino (2006) dentre outros teóricos, a fim de observar e descrever um grupo humano de acordo com seus comportamentos, produções materiais e crenças. O texto apresenta informações sobre os acessos e os usuários do microblog Tumblr, bem como, a quantidade e a qualidade de postagens feitas no Brasil. Em seguida, discorre sobre o ciberespaço como dispositivo que possibilita comunicar, interagir e produzir conhecimentos. Por fim, discute brevemente os significados construídos para comportamentos, vivências em comum, ações ou estereótipos para o ser professor e o ser aluno, característicos das situações de ensino e aprendizagem institucionalizadas, que são compartilhados e registrados nas postagens do microblog Tumblr.
Abstract: Digital technologies play a part in social processes, thereby making Computer-based learning a possibility, not of substitution of the pedagogical practice, expanding the opportunities to advance in promoting the interaction between people and allow them to connect and disconnect, experience numerous immersion opportunities in virtual spaces, in a continuous process of information exchange and socio-cultural exchanges. Social media has proved itself as a conducive resource in the development of the cultural groups that relate, exchange information and meanings in real and/or virtual life. This research aims to analyze the meanings reproduced and shared about the stereotypes of teachers and students in virtual spaces. The methodology is based on studies of the perspective of virtual ethnography, according to Fragoso (2011), Iglesias (2007), Rock and Montardo (2005), and Montardo Passerino (2006) among other theorists, in order to observe and describe a group of people according to their behaviors, beliefs and production. The text provides information about the accessibility of the users on the microblogging platform Tumblr, as well as the quantity and quality of posts made in Brazil. Cyberspace as a device that enables to communicate, interact and produce knowledge, is then discussed. Finally, the meanings constructed on behaviors, experiences in everyday life or stereotypes in being a teacher and in being a student, characteristics of situations that involve teaching and institutionalized learning, which are shared and recorded in the Tumblr microblog posts, are then discussed.
Keywords: Cibercultura
Cultura escolar
Educação
Etnografia virtual
Tecnologias digitais
metadata.dc.subject.cnpq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
metadata.dc.language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Publisher: Universidade Federal da Paraíba
metadata.dc.publisher.initials: UFPB
metadata.dc.publisher.department: Educação
metadata.dc.rights: Acesso aberto
Attribution-NoDerivs 3.0 Brazil
metadata.dc.rights.uri: http://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/
URI: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/14745
Issue Date: Oct-2013
Appears in Collections:TCC - Pedagogia - CE

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
PFSV11102013.pdf1,69 MBAdobe PDFView/Open


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons