Skip navigation

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/14748
Tipo: TCC
Título: A formação do docente da EJA: um estudo de escolas estaduais da Paraíba
Autor(es): Cordeiro, Jailson Dantas
Santos, Liliane Pacheco dos
Moureira, Luana Lino da Silva
Primeiro Orientador: Flor, Quezia Vila
Resumo: Diante dos desafios que a Educação de Jovens e Adultos nos proporciona, o presente trabalho tem como objetivo investigar a formação profissional do educador que atua na EJA, no contexto das escolas estaduais. Os fundamentos teóricos da pesquisa contemplam o contexto histórico onde verificamos a valorização do educador no decorrer dos anos; os avanços legais através dos documentos oficiais, bem como o perfil do educador que possa estar pronto para atuar na modalidade de ensino, utilizando como a parte teórica Paiva 2003, Paulo Freire 1979, 1996, 1970, Libâneo 2001 e Pinto 2010. Este estudo utiliza a metodologia qualitativa, onde tem como fonte de pesquisa os depoimentos orais dos professores, onde os mesmo foram coletados em entrevistas informais. Os dados da pesquisa foram analisados de acordo com a técnica Analise qualitativa. Através da análise da formação profissional dos docentes da EJA, e suas demandas e necessidades, o estudo revela que os profissionais que estão atuando na EJA, não têm uma formação especifica para essa modalidade de ensino. Foi possível verificar, também, algumas demandas necessárias para formação do docente como: Didática dos professores, Estratégias didáticas pedagógicas e o Despertar o Interesse dos Professores Pela Pesquisa.
Abstract: Facing the challenges that the Youth and Adults Education provides us, the present work aims to investigate the training of educators engaged in adult education in the context of state schools. The theoretical foundations of the research include the historical context in which we find the valuation of the educator over the years; legal advances through official documents, as well as the profile of the educator who can be ready to act in the mode of teaching, using as the theoretical part Paiva (2003), Paulo Freire (1979, 1996, 1970), Libâneo (2001) and Pinto (2010). This study uses a qualitative methodology, having oral testimony of teachers as research source. Those testimonies were collected in informal interviews. The survey data were analyzed according to qualitative analysis technique. Through the analysis of the training of teachers of adult education, and their demands and needs, the study reveals that professionals that are acting in youth and adult education have no specific training for this teaching modality. It was also possible to verify some necessarydemands on the training of the teacher, such as: Teacher’s didactic, pedagogical and didactic strategies e the awakening of teachers’ interest in research.
Palavras-chave: Educação de jovens e adultos
Formação docente
Escolas estaduais
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::TOPICOS ESPECIFICOS DE EDUCACAO::EDUCACAO DE ADULTOS
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal da Paraíba
Sigla da Instituição: UFPB
Departamento: Educação
Tipo de Acesso: Acesso aberto
Attribution-NoDerivs 3.0 Brazil
URI: http://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/
URI: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/14748
Data do documento: 2014
Aparece nas coleções:CE - TCC - Pedagogia

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
JDC22022016.pdf806,64 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons