Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/14764| Tipo: | TCC |
| Título: | Busca e uso da informação pelos docentes dos programas de pós-graduação do CCSA/UFPB |
| Autor(es): | Victor, Renatha do Nascimento. |
| Primeiro Orientador: | Alves, Edvaldo Carvalho. |
| Resumo: | Descreve o perfil sócio acadêmico dos docentes dos programas de pós-graduação stricto sensu da Universidade Federal da Paraíba, campus I, como também identifica as necessidades, os usos e as barreiras informacionais encontradas, pelos docentes. Dentre os centros existentes no campus I da Universidade Federal da Paraíba, para esta pesquisa, optou-se por escolher apenas os programas de pós-graduação do centro que abarca o curso de Biblioteconomia, o Centro de Ciências Sociais Aplicadas (CCSA). Este Centro possui um total de três programas de pós-graduação. Do tipo descritiva e de natureza quali-quantitativa, utilizou-se como instrumento de coleta de dados um questionário com perguntas fechadas e abertas, criado no Google Docs e enviado por e-mail. Para a análise, dos dados quantitativos, utilizou-se a recursos estatísticos e, para os dados qualitativos, lançou-se da técnica da categorização. A partir da análise/interpretação dos dados foi possível apreender que os docentes dos programas de pós-graduação do CCSA são em sua maioria do sexo masculino, com idades entre 40 e 49 anos, cor da pele declarada branca, casados, oriundos da região Nordeste. No que se refere às necessidades e usos da informação, o comportamento informacional dos docentes, é centralizado no uso das novas tecnologias, onde a maioria utiliza a internet para realizar suas buscas por informação, numa frequência diária, procurando por publicações especializadas, nas ferramentas de busca, como o Google, e em repositórios digitais. Estas buscas têm como motivação central, a atualização de conhecimento para o auxílio das suas atividades de ensino e pesquisa. Conclui-se, no que se refere às barreiras/obstáculos encontrados por estes durante o processo de busca por informações, a barreira que obteve maior destaque foi a legal. |
| Abstract: | This paper presents the professors profile of graduate school at Federal University of Paraiba (UFPB) campus I, also identifies their needs, uses and barriers found during the process of information search and use for professional practices. Among the existing centers on campus I (UFPB), this work chose use only the center where the course of Library Science is on (Center for Applied Social Sciences - CCSA). This center has three graduate programs. The study is a descriptive and quali-quantitative, to data gathering instrument we used the mixed questionnaire, with closed and opened questions, created in Google Docs and send by email. In the analysis/interpretation for quantitative data, we use basic statistical resources and for qualitative data, we used categorization technique. After the analysis/interpretation, it was possible to learn how the CCSA’s professors are. A lot of them are male, aged between 40 and 49 years old, Caucasians, married, and coming from the Northeast. In case of needs and uses information, the professors behavior is centered on the use of new technologies, where the majority use the internet to conduct their information searches on daily basis, looking for specialized publications, the tools utilized is search engines as Google and digital repositories. These searches have as central motivation, the updating knowledge to the aid of their activities of teaching and researching. Finally, in case of barriers/obstacles findings by them during the searching process of information, the barrier with most highlight was the legal barrier. |
| Palavras-chave: | Estudo de usuários Universidade Federal da Paraíba (UFPB) Programas de Pós-graduação Acadêmicos Stricto Sensu Necessidades de informação Uso de informação Docentes Centro de Ciências Sociais Aplicadas - UFPB Comportamento informacional Barreiras informacionais |
| CNPq: | CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::CIENCIA DA INFORMACAO::BIBLIOTECONOMIA |
| Idioma: | por |
| País: | Brasil |
| Editor: | Universidade Federal da Paraíba |
| Sigla da Instituição: | UFPB |
| Departamento: | Ciência da Informação |
| Tipo de Acesso: | Acesso aberto Attribution-NoDerivs 3.0 Brazil |
| URI: | http://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/ |
| URI: | https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/14764 |
| Data do documento: | 10-Mar-2015 |
| Aparece nas coleções: | CCSA - TCC - Biblioteconomia |
Arquivos associados a este item:
| Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
|---|---|---|---|---|
| RNV18062019.pdf | 782,97 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Este item está licenciada sob uma
Licença Creative Commons
