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metadata.dc.type: Dissertação
Title: O laboratório de tecnologias intelectuais - LTi na perspectiva da competência informacional: os múltiplos olhares da Ciência da Informação
metadata.dc.creator: Rodrigues, Thamyres Ferreira
metadata.dc.contributor.advisor1: Freire, Gustavo Henrique de Araújo
metadata.dc.description.resumo: A aprendizagem pode ocorrer em diversos ambientes e um deles é o virtual, inclusive as fontes de mídias sociais, blogues e sites. É nesta perspectiva, que apresentamos o Projeto de Redes do Laboratório de Tecnologias Intelectuais - LTi, que tem a proposta de aprofundar nos estudos do campo científico da Ciência da Informação, considerando a importância das redes de aprendizagem, conforme o regime e a mediação da informação, com o auxílio da competência informacional aplicados no Portal do LTi, sem deixar de compreender a ação social como uma forma de vida. Por esse motivo, que buscamos explorar quais são as competências informacionais que podemos indicar ao Portal do LTi. Objetivamos analisar o Portal, no âmbito da competência da informação, identificando os elementos do regime de informação do LTi; comparando os padrões e os frameworks de competência informacional dos dispositivos e artefatos; descrever as competências informacionais do Portal LTi. Para isso, fizemos uso dos métodos da pesquisa documental em ambiente virtual, de natureza qualitativa, exploratória e descritiva. A coleta de dados foi realizada no site do LTi, organizados em categorias de habilidades informativas, de acordo com Padrões e Framework de Competência Informacional para o Ensino Superior, propostos pela Association of College and Research Libraries. Conclui-se que os frameworks conseguem abranger mais competências informacionais, proporcionando mais benefícios aos alunos e usuários em relação aos padrões de competência. Recomendamos que seja realizado um aprofundamento epistemológico sobre o regime de informação e modelos de competências com base no framework, visto que essa estrutura é mais completa e aplicável. Acredita-se que as competências informacionais que são: identificar, acessar, buscar, avaliar, organizar e usar sejam promovidas pelos professores, bibliotecários e todos os profissionais da informação aos seus alunos e usuários para que eles desenvolvam produtos e serviços de informação, cada vez mais avançados e inovadores.
Abstract: Learning can occur in a variety of environments and one of them is virtual, including social media sources, blogs and websites. It’s in this perspective, that we present the Networks Project of the Outlab of Intellectual Technologies - LTi, which has the proposal to deepen the studies of the scientific field of Information Science, while considering the importance of learning networks, according to the regime and mediation of information, with the help of the information literacy applied in the Portal of the LTi, while not understanding social action as a way of life. For this reason, we seek to explore what informational skills we can indicate in the Portal of the LTi. We aim to analyze the Portal, within the scope of the information literacy, identifying the elements of the information regime of the Lti; comparing the standards and frameworks of the information literacy of the devices and artifacts and also describing the information literacy of the LTi Portal. For this purpose, we used the methods of documentary research in a virtual environment, based on a qualitative, exploratory and descriptive nature. Data collection was made on the LTi website, organized into categories of information skills, according to the Standards and Information Competency Framework for Higher Education, proposed by the Association of College and Research Libraries. It was concluded that the frameworks can cover more informational skills, providing more benefits to students and users regarding the standards of competence. We recommend an epistemological deepening of the information regime and competency models based on the framework, since this structure is more complete and applicable. Also that the informational skills which are the following: to identify, to access, to search, to evaluate, to organize and to use are promoted by teachers, librarians and all information professionals to their students and users so that they develop increasingly advanced innovative informational services and products.
Keywords: Competência informacional
Mediação da informação
Regime de informação
Inteligência coletiva
Laboratório de tecnologias intelectuais – LTi
Information literacy
Mediation of information
Information regime
Collective intelligence
Outlab of intellectual technologies - LTi
metadata.dc.subject.cnpq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::CIENCIA DA INFORMACAO
metadata.dc.language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Publisher: Universidade Federal da Paraíba
metadata.dc.publisher.initials: UFPB
metadata.dc.publisher.department: Ciência da Informação
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
Attribution-NoDerivs 3.0 Brazil
metadata.dc.rights.uri: http://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/
URI: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/14779
Issue Date: 31-Mar-2017
Appears in Collections:Centro de Ciências Sociais e Aplicadas (CCSA) - Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação

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