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metadata.dc.type: Dissertação
Title: Meio de feira: uma etnografia sobre estratégias de venda entre feirantes na feira livre de Itapororoca-PB
metadata.dc.creator: Nascimento, Walkiria do
metadata.dc.contributor.advisor1: Amorim, Lara Santos de
metadata.dc.description.resumo: Esta dissertação tem como objetivo identificar e analisar as estratégias de venda de mercadorias em três setores1 específicos da feira livre da cidade de Itapororoca, interior do estado da Paraíba. O recorte etnográfico foi feito a partir dos setores de frutas, verduras e roupas, mais precisamente, feira de frutas, feira de verduras e feira de roupas, respectivamente. A abordagem teórica fundamentou-se em autores como Agier (2011), Gonçalves e Abdala (2013), Leite (2001), Magnani (1996, 2002), Machado (2013), Paz (2016), Silva (2015), Sato (2012), Simmel (1983), Vedana (2004, 2008, 2013, 2017) e Velho (2013, 2011). Na perspectiva da Antropologia Urbana, o trabalho dá ênfase às discussões sobre as apropriações do espaço público e as sociabilidades e estratégias de venda em feiras livres. A pesquisa qualitativa teve como principal método a descrição etnográfica que utilizou também a câmera fotográfica como técnica de pesquisa. O intuito foi observar e compreender as práticas sociais e atividades desenvolvidas pelos feirantes percebendo as estratégias de venda que são utilizadas para oferecer mercadorias em cada um desses setores. O foco da pesquisa se restringiu à observação das relações sociais entre feirantes e fregueses, aqueles que vendem e que compram na feira. A feira livre acontece semanalmente nos dias de segundafeira e atrai um público diversificado vindo de todo o município e cidades circunvizinhas. O espaço público da feira encanta todos aqueles que passam por ali com sua variedade de mercadorias, cores, cheiros, sons e sabores, além de ser palco para diversas manifestações sociais, religiosas, culturais e políticas. É nesse contexto heterogêneo de pessoas, mercadorias e manifestações culturais, que os feirantes fazem uso de estratégias variadas para vender suas mercadorias, e ao mesmo tempo, reforçar os laços de sociabilidade com os fregueses.
Abstract: The present dissertation aims to identify and analyze the sale strategies of products in three specific sectors2 of the free fair on the Itapororoca city, Paraíba state. The ethnographic clipping was made from the fruit, vegetable and clothing sectors, more precisely, fruit fair, vegetable fair and clothing fair, respectively. The theoretical approach was based on authors such as Agier (2011), Gonçalves & Abdala (2013), Leite (2001), Magnani (1996, 2002), Machado (2013), Paz (2016), Silva (2015), Sato (2012), Simmel (1983), Vedana (2004, 2008, 2013, 2017) and Velho (2013, 2011). From the Urban Anthropology perspective, this work emphasizes the discussions about the public space appropriations and the sociabilities and strategies in the free fair sale. The qualitative research had the main method the ethnographic description that also used the photographic camera the research tool. The aim was to observe and understand the social practices and activities developed by the marketers by perceiving the selling strategies used to offer merchandise in each of these sectors. The focus of the research was restricted to the observation of social relations between marketers and customers, those who sell and who buy at the fair. The free fair happens weekly on Mondays and attracts a large number of different people from the municipality and from surrounding towns. The public space of the fair enchants all the people who pass through it, because of the variety of goods, colors, smells, sounds and tastes, besides being a stage for diverse social, religious, cultural and political manifestations. In this heterogeneous context of people, goods and cultural manifestations, that the marketers use varied strategies to sell their merchandise, and at the same time strengthen the ties of sociability with the customers.
Keywords: Feira livre
Espaço público
Sociabilidade
Free fair
Public place
Sociability
Feira livre
Estratégias - Venda
Feira livre - Itapororoca-PB
Venda - Estratégia
metadata.dc.subject.cnpq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::ANTROPOLOGIA
metadata.dc.language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Publisher: Universidade Federal da Paraíba
metadata.dc.publisher.initials: UFPB
metadata.dc.publisher.department: Educação
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós-Graduação em Antropologia
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
Attribution-NoDerivs 3.0 Brazil
metadata.dc.rights.uri: http://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/
URI: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/14824
Issue Date: 23-May-2018
Appears in Collections:Centro de Ciências Aplicadas e Educação (CCAE) - Programa de Pós-Graduação em Antropologia

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