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metadata.dc.type: Tese
Title: O sentimento pós-moderno na filmografia de Quentin Tarantino
metadata.dc.creator: Albuquerque, Ana Karla Costa de
metadata.dc.contributor.advisor1: Azerêdo, Genilda Alves de
metadata.dc.description.resumo: Os filmes Pulp Fiction (1994); Kill Bill vol. 1 (2003); Kill Bill vol. 2, (2004) e Bastardos Inglórios (2009) são representativos de um sentimento pós-moderno que permeia toda a filmografia do diretor norteamericano Quentin Tarantino. As escolhas estéticas do diretor serão analisadas à luz conceitos que caracterizam a cultura e a sociedade contemporânea, tais como os pensados ou teorizados por Susan Sontag, Jean François Lyotard, Fredric Jameson, Ihab Hassan, Stuart Hall, Charles Jencks, Linda Hutcheon, entre outros. O nosso objetivo é prover uma investigação que atravesse a construção formal do discurso metaficcional de Quentin Tarantino e a entrelace ao problema da crise da representação e a representação da subjetividade no cinema pós- moderno.
Abstract: Pulp Fiction (1994), Kill Bill vol. 1 (2003), Kill Bill vol. 2 (2004) and Inglourious Basterds (2009) are representative of a postmodern feel that permeates the entire filmography of American director Quentin Tarantino. The director's aesthetic choices will be analyzed into the perspective of concepts that characterize contemporary culture and society, such as those exemplified or theorized by Susan Sontag, Jean François Lyotard, Fredric Jameson, Ihab Hassan, Stuart Hall, Charles Jencks and Linda Hutcheon. Our aim is to provide an investigation able to cross the formal construction of Quentin Tarantino's metafictional discourse interweaving the problem of the crisis of representation and the representation of subjectivity in postmodern cinema.
Les films Pulp Fiction (1994); Kill Bill vol. 1 (2003); Kill Bill vol. 2, (2004) et Inglourious Basterds (2009) sont représentatifs d'un sentiment postmoderne qui imprègne toute la filmographie du réalisateur américain Quentin Tarantino. Les choix esthétiques du réalisateur seront analysés à la lumière des concepts qui caractérisent la culture et la société contemporaine, tels que ceux pensés ou théorisés par Susan Sontag, Jean François Lyotard, Fredric Jameson, Ihab Hassan, Stuart Hall, Charles Jencks et Linda Hutcheon. Notre objectif est de rendre une investigation qui traverse la construction formelle du discours métafictionnel de Quentin Tarantino et qui entrecroise le problème de la crise de la représentation et de la représentation de la subjectivité dans le cinéma postmoderne.
Keywords: Pós-modernismo
Cinema pós-moderno
Metaficção
Quentin Tarantino
Postmodernism
Postmodern cinema
Metafiction
Postmodernisme
Cinéma postmoderne
Métafiction
metadata.dc.subject.cnpq: CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS
metadata.dc.language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Publisher: Universidade Federal da Paraíba
metadata.dc.publisher.initials: UFPB
metadata.dc.publisher.department: Letras
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós-Graduação em Letras
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
Attribution-NoDerivs 3.0 Brazil
metadata.dc.rights.uri: http://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/
URI: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/14861
Issue Date: 11-Jun-2018
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