Skip navigation

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/14898
Tipo: TCC
Título: Educação ambiental: o desafio da interdisciplinaridade nos anos iniciais do ensino fundamental
Autor(es): Gomes, Ellen de Araújo
Mota, Siméia Tainah Dantas
Oliveira, Wylkerlania Câmara
Primeiro Orientador: Barreto, Aparecida de Lourdes Paes
Resumo: Com este trabalho de pesquisa, tivemos por objetivo conhecer as concepções e ações de educação ambiental entre os professores dos anos iniciais e os desafios enfrentados pelos educandos, para um fazer interdisciplinar. Utilizamos esta abordagem na escola pública por ser uma causa emergente, notamos a importância de ser trabalhado esta temática, dentro de sala de aula numa visão global e local, causando impactos positivos aos educandos. Inserindo um dos temas transversais meio ambiente, nos componentes curriculares, possibilitando as práticas interdisciplinares de forma contextualizada na vivência do educando. A abordagem estratégica da Educação Ambiental, sendo na perspectiva formal e não formal tem o compromisso fundamentado na integração da questão do impacto ambiental e/ou ecológico, ou seja, é um espaço que explora a interação do ser humano com a natureza no sentido de atender às necessidades atuais, porém não comprometendo a posteridade, sendo responsável por formar sujeitos conscientes do seu papel, defendendo uma visão centrada no uso sustentável de recursos naturais. Esta pesquisa busca somar, contribuindo de forma positiva para o crescimento de modo geral dos educandos da Escola Municipal Lions Tambaú, a qual percebemos que já apresenta projetos da temática. Também buscamos entender como está relacionada a prática do professor, e como estes fatores acarretam numa prática interdisciplinar de sucesso. Para que tudo isso seja analisado e compreendido, tivemos a oportunidade de aplicar questionários com os discentes, no qual pudemos perceber o desenvolvimento, e o conhecimento prévio de cada um. Contudo, foi de grande importância a realização deste trabalho, pois nos trouxe a oportunidade de aprender um pouco mais sobre interdisciplinaridade e como levar esta experiência para nossa prática profissional, por que a partir dela pudemos perceber que não é tarefa fácil se trabalhar com a temática ambiental, quando não há estrutura que lhe dê suporte para a realização de atividades elaboradas, e pensadas com o propósito de melhorar a qualidade do ensino, e conquistar a atenção do educandos.
Abstract: With this research, we aimed to identify the concepts and environmental education among teachers in the early years and the challenges faced by students, for an interdisciplinary do. We use this approach in public school to be an emerging; we note the importance of this issue to be worked within the classroom on a global and local view, causing positive impacts on students. Entering one of the transversal themes environment, the curriculum components, enabling interdisciplinary practices in context the student's experience. The strategic approach to environmental education, and in formal and non-formal perspective is based commitment to integrate the issue of environmental impact and / or ecological, it is a space that explores the interaction of human beings with nature in order to meet current needs, but not compromising posterity, being responsible for forming subjects aware of their role, advocating a vision based on sustainable use of natural resources. This research seeks to join, contributing positively to the overall growth of the students of the School Lions Tambaú, which already has realized that the thematic projects. We also seek to understand how it relates to teacher practice, and how these factors lead an interdisciplinary practice success. For all this to be analyzed and understood, we had the opportunity to apply questionnaires to the students, in which we could see the development, and prior knowledge of each. It was of great importance to this work, because it brought us the opportunity to learn a little more about interdisciplinary and how to bring this experience to our professional practice, so that from it we realize that it is not easy to work with the theme environmental, when there is no structure that offers support for carrying out activities designed and thought in order to improve the quality of education, and gain the attention of students.
Palavras-chave: Educação ambiental
Ensino fundamental
Interdisciplinaridade
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::TOPICOS ESPECIFICOS DE EDUCACAO::EDUCACAO RURAL
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal da Paraíba
Sigla da Instituição: UFPB
Departamento: Educação
Tipo de Acesso: Acesso aberto
Attribution-NoDerivs 3.0 Brazil
URI: http://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/
URI: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/14898
Data do documento: 22-Jun-2016
Aparece nas coleções:CE - TCC - Pedagogia

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
EAG27072016.pdf3,79 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons