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metadata.dc.type: Dissertação
Title: Economia de compartilhamento: novas relações de consumo e sua jurisdicidade regulatória
metadata.dc.creator: Silva, Kerolinne Barboza da
metadata.dc.contributor.advisor1: Vasconcelos, Fernando Antônio de
metadata.dc.description.resumo: Diante de uma sociedade contemporânea, envolta em um universo digital, os conceitos de tempo e espaço sofrem uma crescente desconstrução. Os ideais do mundo globalizado trazem consigo novas modalidades de relações interpessoais e comerciais. Podemos destacar o conceito de economia de compartilhamento que vem ganhando espaço. Assim, economia de compartilhamento pode ser entendida como um conceito inovador que enaltece o consumo colaborativo, ou seja, um sistema socioeconômico construído em torno do compartilhamento de recursos, tornando acessível bens e serviços sem a necessidade de sua aquisição. Tal fenômeno apresenta impactos sociais, financeiros, culturais e até mesmo ambientais, posto se tratar de uma modalidade que corrobora com a sustentabilidade. Tratando-se de um fenômeno crescente e inovador, diante dessa era informacional e da tecnologia, faz-se necessário o estudo sobre esse fato, seus impactos e, principalmente, sobre a regulação dessas atividades, tendo em vista suas interferências nas relações pessoais e, mais especificamente, nas relações de consumo.
Abstract: Faced with a contemporary society shrouded in a digital universe, where the concepts of time and space suffer a growing deconstruction, the ideals of the globalized world bring with it new modalities of interpersonal and commercial relations, among them, the concept of sharing economy has been gaining space . Sharing economics is an innovative concept that enhances collaborative consumption, that is, a socio-economic system built around the sharing of resources, making goods and services accessible without the need of their acquisition. This phenomenon has social, financial, cultural and even environmental impacts, since it is a modality that corroborates with sustainability. Because it is a growing and innovative phenomenon, in view of this informational age and of technology, it is necessary to study this fact, its impacts, and especially about the regulation of these activities, considering their interference in personal relations, and specifically at consumer relations.
Keywords: Economia de compartilhamento
Relações de consumo
Regulação
Sharing economy
Consumer relations
Regulation
metadata.dc.subject.cnpq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::DIREITO
metadata.dc.language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Publisher: Universidade Federal da Paraíba
metadata.dc.publisher.initials: UFPB
metadata.dc.publisher.department: Ciências Jurídicas
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós-Graduação em Ciências Jurídicas
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
Attribution-NoDerivs 3.0 Brazil
metadata.dc.rights.uri: http://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/
URI: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/15000
Issue Date: 23-Feb-2018
Appears in Collections:Centro de Ciências Jurídicas (CCJ) - Programa de Pós-Graduação em Ciências Jurídicas

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