Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/15008
metadata.dc.type: TCC
Title: A importância da botânica no ensino fundamental: uma relação entre a teoria e a prática
metadata.dc.creator: Costa, Rayana Karolina Andrade da
metadata.dc.contributor.advisor1: Cordeiro, Jorge Chaves
metadata.dc.description.resumo: Aprender é uma habilidade que os seres humanos desenvolvem de maneira cognitiva e racional.As plantas apresentam as mais diversas morfologiase fisiologias, além de viver em vários ambientes, sendo assim, tais características formam temas complexos e ricos para o ensino de Botânica. Entretanto, apesar da Botânica ser um tema que pode ser trabalhado ocasionando uma multidisciplinaridade, devido estar intimamente ligada ao cotidiano dos alunos, muitos professores se queixam a respeito da falta de interesse dos mesmos. Nesse sentido, envolver-se no Ensino de Ciência possibilita a oportunidade de reconhecer e prever as transformações que ocorrem na natureza, sendo a Botânica, uma ferramenta com grande importância na contribuição para compreensão da linguagem da mesma, que se manifesta seguidamente no cotidiano das pessoas. Portanto, a presente pesquisa teve como objetivo principal analisar o estudo da Botânica por meio das concepções dos alunos, além de considerar práticas pedagógicas alternativas para o ensino do mesmo. O referente trabalho foi realizado na Escola Centro Estadual Experimental de Ensino-Aprendizagem Sesquicentenário (CEEEA Sesquicentenário) vinculada à Rede Pública de Ensino da Cidade de João Pessoa, na qual foi utilizada uma abordagem qualitativa e quantitativa, além de utilizar como pressupostos teóricos e metodológicos os fundamentos da pesquisa Documental / Bibliográfica e Descritiva, bem como a técnica da redescoberta e a pesquisa participante, que consiste na participação real do conhecimento na vida da comunidade. Os resultados foram obtidos por meio da aplicação de questionários avaliativos bem como, através da observação qualitativa de vivências pedagógicas, tais como explanação expositiva do tema abordado, jogos lúdicos e confecções de cartazes, além de atividade extraclasse no próprio ambiente escolar e a dissecação de partes de uma flor. Apesar dos alunos demonstrarem interesse pelos conteúdos Botânicos, ficou evidente que os mesmos tiveram dificuldades em conceituá-los, fazendo a utilização de uma visão puramente antropocêntrica, além de conceituarem o uso das plantas atribuindo grande parte das suas funções em benefício do ser humano.
Abstract: Learning is a skill that humans develop in a cognitive and rational way. Plants like the most diverse morphologies and physiologies, besides living in several environments, thus, these characteristics form complex and rich themes for the teaching of Botany. However, although botany is a topic that can be worked on, resulting in a multidisciplinarity, due to being closely linked to the students' daily lives, many teachers complain about their lack of interest. In this sense, getting involved in Science Teaching allows the opportunity to recognize and predict the transformations that occur in nature, being the Botany, a tool with great importance in the contribution to understanding the language of the same, which is manifested subsequently in people's daily lives . Therefore, the present research had as main objective to analyze the study of Botany through the conceptions of the students, besides considering alternative pedagogical practices for the teaching of the same.The work was carried out at the State Center for Experimental Teaching and Learning Sesquicentenário (CEEEA Sesquicentenario), linked to the Public Teaching Network of the City of João Pessoa, where a qualitative and quantitative approach was used, as well as using the theoretical and methodological assumptions foundations of Documentary / Bibliographic and Descriptive research, as well as the technique of rediscovery and participant research, which consists in the real participation of knowledge in the life of the community. The results were obtained through the application of evaluative questionnaires as well as through the qualitative observation of pedagogical experiences, such as explanatory explanation of the topic addressed, play games and poster making as well as extraclass activity in the school environment itself and the dissection of parts of a flower. Although the students showed an interest in the botanical contents, it was evident that they had difficulties in conceptualizing them, using a purely anthropocentric view, as well as conceptualizing the use of plants, assigning much of their functions to the benefit of the human being.
Keywords: Botânica
Ensino e aprendizagem de botânica
Práticas pedagógicas
metadata.dc.subject.cnpq: CNPQ::CIENCIAS BIOLOGICAS::BOTANICA
metadata.dc.language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Publisher: Universidade Federal da Paraíba
metadata.dc.publisher.initials: UFPB
metadata.dc.publisher.department: Ciências Biológicas
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
URI: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/15008
Issue Date: 3-May-2019
Appears in Collections:TCC - Biologia

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
RKAC08072019.pdf902,47 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.