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Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/15033
Tipo: TCC
Título: Análise do comportamento da Lei Seca no município de João Pessoa/ PB
Autor(es): Santos Filho, Eduardo Marcos dos.
Primeiro Orientador: Acco, Marco Antônio de Castilhos.
Resumo: No Brasil as políticas públicas relacionadas ao trânsito são atualmente um dos assuntos que mais envolvem argumentações em toda sociedade e em todas as esferas do poder, tanto na Federal, Estadual e Municipal. De acordo com estudo realizado pelo Ministério da Saúde em setembro de 2018, a Capital da Paraíba obteve um resultado assustador, obtendo a pior redução no índice de mortes no trânsito entre 2010 e 2016. A pesquisa constatou que a cidade onde o sol nasce primeiro teve a pior classificação, com uma redução muito inferior se compararmos com outras capitais com populações próximas ou até mesmo maiores. Através da estimativa da população residente nos municípios brasileiros no ano de 2016 realizada pelo IBGE fazemos uma estimativa do número de mortes per capita a cada 100.000 em todas as capitais Brasileiras, onde é possível ver que João Pessoa se classifica como um dos primeiros nessa análise. Isso são sinais alarmantes, pois, ela se classifica negativamente tanto na redução no índice de mortes, quanto no número de mortes per capita. Neste trabalho é feito um estudo exploratório de natureza quantitativa onde é pesquisado e investigado os registros e as interpretações dos aspectos do impacto da Lei Seca sem qualquer interferência pessoal ou externa. Frequências do fenômeno, como sua estrutura funciona e as realidades cotidianas serão pontos apresentados. Através dos resultados e dos índices são examinados os comportamentos e hábitos dos motoristas. A pesquisa esta dividida em cinco partes, seu objetivo é fazer uma breve analise da Lei Seca, apresentado sua historia, um estudo sobre suas principais atualizações no que tange a Legislação de Trânsito Brasileira o levantamento e observação de dados nacionais, sua estrutura organizacional e por último uma análise do comportamento da Lei Seca na cidade de João Pessoa.
Abstract: In Brazil, the latest trends are related to all spheres of power, both Federal, State and Municipal. According to the Ministry of Health of September 2018, the Capital of To obtain data on the reduction of traffic fatality rate between 2010 and 2016. The research found that the worst classification, with a much smaller reduction if we compare with the other capitals with the option of discount or more. The resident in Brazilian years in the year 2016 is responsible for the number of per capita deaths per 100,000 in all Brazilian capitals. This is not alarms, therefore, is the class is not the mortality in the report of death, where in the death of per capita. This study is a rare exploratory study that has developed a rare exploration of the density of the research subject of native applications. The frequencies of the phenomenon, how its structure works and how everyday realities are points. From the results, the numbers are examined and the behavior of the drivers. The research is divided into 5 parts, this time it makes a brief analysis of the Seca Law, presented its history, a study on the main results, there was no Brazilian Transit Legislation on the survey and revision of national data, its organizational structure and an analysis of the behavior of Lei Seca in the city of João Pessoa.
Palavras-chave: Legislação de trânsito
Lei 11.705/08
Código de trânsito brasileiro
Políticas Públicas
João Pessoa (PB)
Lei seca
Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE)
CNPq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAO::ADMINISTRACAO PUBLICA
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal da Paraíba
Sigla da Instituição: UFPB
Departamento: Gestão Pública
Tipo de Acesso: Acesso aberto
URI: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/15033
Data do documento: 6-Mai-2019
Aparece nas coleções:CCSA - TCC - Tecnologia em Gestão Pública

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