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metadata.dc.type: Dissertação
Title: Educação ambiental em escolas públicas: análise das práticas pedagógicas ambientais
metadata.dc.creator: Gonçalves, Bruno Silva
metadata.dc.contributor.advisor1: Camarotti, Maria de Fátima
metadata.dc.contributor.advisor-co1: Lima, Gustavo Ferreira da Costa
metadata.dc.description.resumo: A educação ambiental (EA) mostra-se como uma dimensão do processo educativo que visa à construção de novos padrões de comportamento, pautados no conhecimento, na solidariedade e na responsabilidade com a manutenção da vida na terra. A motivação para essa pesquisa surgiu de questionamentos sobre a existência e execução de projetos ou atividades pedagógicas relacionadas à temática ambiental e se são práticas contínuas ou esporádicas nas escolas públicas em João PessoaPB. Esse trabalho de pesquisa teve como objetivo analisar a existência de atividades de EA em duas escolas públicas, por meio de investigação das ações dos professores através de sua prática pedagógica. A pesquisa foi desenvolvida com um total de dois gestores,13 professores e 48 alunos de duas turmas de 6º ano do ensino fundamental, sendo uma turma de cada escola. Como metodologia utilizou-se a pesquisa qualitativa, a observação participante e o diagnóstico para investigar as concepções de docentes e discentes relacionadas à EA e Meio Ambiente. Os primeiros resultados mostraram que na escola estadual EEEFM Alice Carneiro existe um descaso na estrutura e mau aproveitamento do espaço físico, já na escola municipal EMEF Lions Tambaú, observou-se uma melhor utilização do espaço físico. Também se identificou, em ambas as escolas, falta de conhecimento e interesse por parte do corpo docente, bem como um desconhecimento da temática ambiental pelo corpo discente. A partir desses resultados aplicou-se a pesquisa participante entre os alunos, com o auxílio dos professores, com execução de exposições dialogadas e oficinas pedagógicas. Realizaram-se dez oficinas entre os meses de março e novembro de 2012, sendo encontros semanais. Os resultados mostraram que, com a realização de atividades, podem-se observar mudanças de concepções e atitudes em relação ao Meio Ambiente e a EA, construindo uma reflexão a respeito de comportamentos cotidianos na comunidade onde os alunos estão inseridos, bem como no espaço escolar. Por fim, também se verificou que as políticas públicas de EA existentes não se concretizam de fato, ou não são acessíveis aos gestores e professores, pois não foram identificadas nas escolas objeto de estudo dessa pesquisa.
Abstract: Environmental education (EE) is shown as a dimension of the educational process that aims to build new patterns of behavior, guided by knowledge, solidarity and responsibility towards the maintenance of life on Earth. The justification for this research came from the interrogation of the existence and execution of projects or educational activities related to environmental issues and practices are continuous or sporadic public schools in João Pessoa. This research work was to analyze the existence of EE activities in two public schools, by investigating the actions of teachers through their teaching. The research was conducted with a total of 2 administrators, 13 teachers and 48 students from two classes of 6th grade of elementary school, one class from each school. The methodology we used qualitative research, observation and simple diagnostics to investigate the conceptions of teachers and students related to EE and environment. The first results showed that in state school “EEEFM Alice Carneiro” there is a neglect in structure and poor use of physical space, as in the county school “EMEF Lions Tambaú” there was a better use of space. Also identified himself, at both schools, lack of knowledge and interest by the faculty, as well as a lack of environmental issues by the student body. From these results applied to participatory research among students, with the help of teachers, with implementation of educational workshops and lectures, 10 workshops were held between the months of March to November 2012, with weekly meetings. The results showed that, with the completion of activities, one can observe changes in conceptions and attitudes toward the environment and EE, building a reflection on everyday behavior in the community where students are placed as well as at school. Finally it was found that the existing policies of EE not actually materialize, or are not accessible to managers and teachers, because schools were not identified in the study object of this research.
Keywords: Educação ambiental
Escola pública
Práticas pedagógicas
Environmental education
Public school
Pedagogical practice
metadata.dc.subject.cnpq: CNPQ::CIENCIAS BIOLOGICAS::ECOLOGIA
metadata.dc.language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Publisher: Universidade Federal da Paraíba
metadata.dc.publisher.initials: UFPB
metadata.dc.publisher.department: Gerenciamento Ambiental
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento e Meio Ambiente
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
Attribution-NoDerivs 3.0 Brazil
metadata.dc.rights.uri: http://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/
URI: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/15051
Issue Date: 19-Mar-2013
Appears in Collections:Centro de Ciências Exatas e da Natureza (CCEN) - Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento e Meio Ambiente

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