Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/15082
metadata.dc.type: TCC
Title: Role playing game: metodologia complementar para o ensino e a prática de conceitos matemáticos
metadata.dc.creator: Vasconcelos , Alberdan Rafael Carneiro de
metadata.dc.contributor.advisor1: Silva , Roosevelt Imperiano da
metadata.dc.description.resumo: O presente trabalho de pesquisa teve como objeto de estudo a eficácia do Role Playing Game (RPG) como metodologia lúdica e complementar para o ensino e prática de conceitos matemáticos, com foco nas interações interpessoais e na contextualização dos conteúdos apresentados na sala de aula. Para estabelecer os resultados elaboramos um questionário, que foi testado, adaptado e aplicado aos alunos de 8º ano de uma escola pública no interior da cidade de Sobrado no estado da Paraíba. A análise dos resultados indica que os alunos não conseguem fazer uso pleno dos conhecimentos que adquirem em sala de aula para a resolução de problemas de seu cotidiano e apresentam dificuldade na hora de argumentar e elaborar estratégias que usam conceitos matemáticos quando se deparam com uma situação que não lhes parece interessante. Para sanar essa dificuldade utilizamos o RPG como ferramenta para estimulá-los a interagir uns com os outros, raciocinar, a fim de elaborar estratégias e expressar suas ideias por meio da argumentação e aplicar o conhecimento que antes fora adquirido em sala de aula, de forma prática e dinâmica.
Abstract: This research study was aimed at the effectiveness of the Role Playing Game (RPG) as a playful and complementary methodology for the teaching and practice of mathematical concepts, focusing on interpersonal interactions and in the contextualization of the contents presented in the classroom. To establish the results we elaborated a questionnaire, which was tested, adapted and applied to students of 8th grade of a public school in the countryside of the city of Sobrado in the state of Paraíba. The analysis of the results indicates that students fail to make full use of the knowledge they acquire in the classroom to solve problems of their daily life and present difficulty in arguing and developing strategies that use concepts Mathematicians when faced with a situation that does not seem interesting to them. To remedy this difficulty we use the RPG as a tool to stimulate them to interact with each other, reason in order to develop strategies and express their ideas through argumentation and apply the knowledge that was previously acquired in the classroom, in a practical and dynamic way.
Keywords: Role playing game
Matemática - Metodologia lúdica
Jogos - Interações interpessoais
metadata.dc.subject.cnpq: CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICA
metadata.dc.language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Publisher: Universidade Federal da Paraíba
metadata.dc.publisher.initials: UFPB
metadata.dc.publisher.department: Matemática
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
URI: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/15082
Issue Date: 13-Jun-2019
Appears in Collections:TCC - Matemática - CCEN

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
ARCV17072019.pdf1,61 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.