Skip navigation

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/15084
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorNeves, Emanuela Alves de Moura-
dc.date.accessioned2019-07-18T15:26:03Z-
dc.date.available2019-05-24-
dc.date.available2019-07-18T15:26:03Z-
dc.date.issued2019-05-10-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/15084-
dc.description.abstractThis find graduation paper aims to know two Public School teacher’s, managers and family members background about sexuality and deficiency and point some contributions to the approach of these themes (topics) in country schools. To reach these proposed objectives, we made a research in two public schools: one in João Pessoa and other in Conde both in the State of Paraíba, Brazil. The data collect was dne by a questionnaire distributed to 12 (twelve) people: 06 (six) teachers, 02 (two) principals and 04 (four) student’s mothers in the school related above. The resulto f the research shows that people don’t know about the sexuality of the disabled people, what shows the need of a training course about this subject. Besides, the research points the necessity of explanation about the disable sexuality respecting the private way of life from the people that live and study in the country area, and the invisibility of the theme in the educational context.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Janete Duarte (janetesd@yahoo.com.br) on 2019-07-18T15:26:03Z No. of bitstreams: 2 license_rdf: 805 bytes, checksum: c4c98de35c20c53220c07884f4def27c (MD5) EAMN24052019.pdf: 3204326 bytes, checksum: 1df562ad7e376bca3ffb036ab2fb3fd4 (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2019-07-18T15:26:03Z (GMT). No. of bitstreams: 2 license_rdf: 805 bytes, checksum: c4c98de35c20c53220c07884f4def27c (MD5) EAMN24052019.pdf: 3204326 bytes, checksum: 1df562ad7e376bca3ffb036ab2fb3fd4 (MD5) Previous issue date: 2019-05-10en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal da Paraíbapt_BR
dc.rightsAcesso abertopt_BR
dc.rightsAttribution-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/*
dc.subjectEducação do campopt_BR
dc.subjectSexualidadept_BR
dc.subjectFormação docentept_BR
dc.subjectEducação urbanapt_BR
dc.titleSexualidade e deficiência na perspectiva de atores sociais: reflexões para a educação urbana e do campopt_BR
dc.typeTCCpt_BR
dc.contributor.advisor1Silva , Jeane Félix da-
dc.description.resumoEste Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) tem como objetivo conhecer a compreensão de professores(a),gestores(a) e familiares de estudantes de duas escolas públicas na Paraíba sobre as temáticas sexualidades e deficiências; e apontar algumas contribuições para a abordagem desses temas em escolas do campo. Para alcançar os objetivos propostos, foi realizada uma pesquisa de campo em duas escolas públicas, sendo uma em João Pessoa e a outra no Conde, ambas no estado da Paraíba. A coleta de dados se deu a partir da aplicação de um questionário com 12 (doze) sujeitos, sendo: 06 (seis) professores(as), 02 (dois) gestores(as) e 04 (quatro) mães de estudantes das escolas pesquisadas. Os resultados da pesquisa apontam para um desconhecimento dos sujeitos em relação à sexualidade de pessoas com deficiência, o que demonstra a necessidade de cursos de formação docente abordarem essas questões em seus currículos. Além disso, a pesquisa aponta para a necessidade da abordagem das questões relativas à sexualidade das pessoas da deficiência reconhecendo as especificidades das pessoas com deficiência que vivem e estudam no campo, e a invisibilidade da temática no contexto educativo.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentEducação do Campopt_BR
dc.publisher.initialsUFPBpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::TOPICOS ESPECIFICOS DE EDUCACAO::EDUCACAO RURALpt_BR
Aparece nas coleções:CE - TCC - Pedagogia do Campo

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
EAMN24052019.pdf3,13 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons