Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/15097
metadata.dc.type: TCC
Title: Promoção da saúde na escola: um olhar sobre a educação de jovens e adultos
metadata.dc.creator: Alves, Cristiane de Oliveira
metadata.dc.contributor.advisor1: Silva , Eduardo Jorge Lopes da
metadata.dc.description.resumo: A escola é um espaço privilegiado de extrema importância para a promoção da saúde e mediação dessas ações no âmbito escolar. Considerando a importância da promoção da saúde na escola para os educandos, este trabalho tem como objetivo geral investigar as ações educativas em saúde desenvolvidas com os educandos na modalidade da Educação de Jovens e Adultos (EJA). Busca-se conhecer as ações que os educandos desenvolvem em seu cotidiano para melhorar a qualidade de vida e mapear os temas em saúde de maior relevância para eles/as. A conceituação de saúde está articulada entre as recomendações dos Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN) com o Projeto Saúde na Escola (PSE) para trabalhar esse tema. Trata-se, de uma investigação de abordagem qualitativa de caráter exploratório que teve como sujeitos de pesquisa educandos da rede pública de ensino numa escola municipal na cidade de João Pessoa. As análises e discussões foram constuídas a partir da realização de questionários e trabalho com grupo focal com estudantes do Ciclo II da Educação de Jovens e Adultos - EJA. Utilizamos como aporte teórico Arroyo (2017), Freire (2014; 2018), Vasconcelos (2015) e Capucho (2012), dentre outros autores que estudam o tema. O estudo permitiu constatar que para os educandos, ainda prevalecem no espaço escolar concepções de saúde atrelada apenas ao aspecto anatômico-fisiológico, o que representa uma limitação do entendimento da concepção do conceito de saúde e que, por essa razão, o trabalho educativo em saúde é um desafio a ser desenvolvido nos espaço escolar
Abstract: La escuela es un espacio privilegiado de extrema importancia para la promoción de la salud y la mediación de esas acciones en el ámbito escolar. Considerando la importancia de la promoción de la salud en la escuela para los educandos, este trabajo tiene como objetivo general investigar las acciones educativas en salud desarrolladas con los educandos en la modalidad de la Educación de Jóvenes y Adultos (EJA). Se busca conocer las acciones que los educandos desarrollan en su cotidiano para mejorar la calidad de vida y mapear los temas en salud de mayor relevancia para ellos / as. La concepción de salud está articulada entre las recomendaciones de los Parámetros Curriculares Nacionales (PCN) con el Proyecto Salud en la Escuela (PSE) para trabajar ese tema. Se trata, de una investigación de abordaje cualitativo de carácter exploratorio que tuvo como sujetos de investigación educandos de la red pública de enseñanza en una escuela municipal en la ciudad de João Pessoa. Los análisis y discusiones se constataron a partir de la realización de cuestionarios y trabajo con grupo focal con estudiantes del Ciclo II de la Educación de Jóvenes y Adultos - EJA. En el caso de que se produzca un cambio en la calidad de vida de la población, El estudio permitió constatar que para los educandos aún prevalecen en el espacio escolar concepciones de salud ligada sólo al aspecto anatómico-fisiológico, lo que representa una limitación del entendimiento de la concepción del concepto de salud y que, por esa razón, el trabajo educativo en salud es un desafío a ser desarrollado en el espacio escolar.
Keywords: Educação de jovens e adultos
Promoção da saúde
Educação para a saúde
metadata.dc.subject.cnpq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::TOPICOS ESPECIFICOS DE EDUCACAO::EDUCACAO DE ADULTOS
metadata.dc.language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Publisher: Universidade Federal da Paraíba
metadata.dc.publisher.initials: UFPB
metadata.dc.publisher.department: Educação do Campo
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
Attribution-NoDerivs 3.0 Brazil
metadata.dc.rights.uri: http://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/
URI: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/15097
Issue Date: 10-May-2019
Appears in Collections:TCC - Pedagogia do Campo

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
COA21052019.pdf763,34 kBAdobe PDFView/Open


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons