Skip navigation

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/15101
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorSilva, Jéssica Thaís Albuquerque da-
dc.date.accessioned2019-07-19T12:32:18Z-
dc.date.available2019-05-23-
dc.date.available2019-07-19T12:32:18Z-
dc.date.issued2019-05-09-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/15101-
dc.description.abstractFamily participation in school life is essential for the development of the teaching and learning process of the child. From that understanding we seek this job, analyze the importance of the participation of the family in the school environment as regards the learning of children in the context of the field. For theoretical foundation of our reflections, we use the following authors: Caldart (2013) Molina and Freitas (2011) with the discussion on education and School of the field; Wallon (1980, 1998) Frota (2007) for discussion about children and learning. It is a work that results from a field research on Infant Education Municipal school and elementary school in the settlement of Tiradentes, in the Tiradentes settlement on municipality of Mari-PB. Two teachers were interviewed and the Manager of the school. As results highlighted the importance of rapprochement between family and school in the field. As results highlighted the importance of rapprochement between family and school in the field. However, the testimony does not make explicit differentiated strategies of school to ensure the effective participation of the families in the monitoring of children's learning. Social and pedagogical issues deserve greater deepening in this problem.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Janete Duarte (janetesd@yahoo.com.br) on 2019-07-19T12:32:18Z No. of bitstreams: 2 license_rdf: 805 bytes, checksum: c4c98de35c20c53220c07884f4def27c (MD5) JTAS23052019.pdf: 794188 bytes, checksum: e05e59568ae32aac9c063245c6b4927d (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2019-07-19T12:32:18Z (GMT). No. of bitstreams: 2 license_rdf: 805 bytes, checksum: c4c98de35c20c53220c07884f4def27c (MD5) JTAS23052019.pdf: 794188 bytes, checksum: e05e59568ae32aac9c063245c6b4927d (MD5) Previous issue date: 2019-05-09en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal da Paraíbapt_BR
dc.rightsAcesso abertopt_BR
dc.rightsAttribution-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/*
dc.subjectEducação do campopt_BR
dc.subjectEscola - famíliapt_BR
dc.subjectEscola do campopt_BR
dc.titleA participação da família na escola do campo: desafios e contribuições à aprendizagem das crianças a partir do olhar dos professorespt_BR
dc.typeTCCpt_BR
dc.contributor.advisor1Menezes, Ana Celia Silva-
dc.description.resumoA participação da família na vida escolar é indispensável para o desenvolvimento do processo de ensino e aprendizagem da criança. A partir desse entendimento buscamos neste trabalho analisar a importância da participação da família no ambiente escolar no que se refere à aprendizagem das crianças no contexto do campo. Para fundamentação teórica das nossas reflexões utilizamos os seguintes autores: Caldart (2013), Molina e Freitas (2011) com a discussão sobre Educação e Escola do Campo; Wallon (1980, 1998), Frota (2007) para a discussão sobre infância e aprendizagem. Trata-se de um trabalho que resulta de uma pesquisa de campo na Escola Municipal de Ensino Infantil e Ensino Fundamental Tiradentes, no Assentamento Tiradentes do Município de Mari – PB. Foram entrevistadas duas professoras e a gestora da escola. Como resultados destacou-se a importância da aproximação entre a família e a escola do campo. Contudo, os depoimentos não explicitam estratégias diferenciadas da escola para garantir a participação efetiva das famílias no acompanhamento da aprendizagem das crianças. Questões sociais e pedagógicas merecem maior aprofundamento nesta problemática.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentEducação do Campopt_BR
dc.publisher.initialsUFPBpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::TOPICOS ESPECIFICOS DE EDUCACAO::EDUCACAO RURALpt_BR
Aparece nas coleções:CE - TCC - Pedagogia do Campo

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
JTAS23052019.pdf775,57 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons